Nós já andamos aqui no Brasil no Volkswagen ID.3, mas o compacto elétrico ainda não foi lançado oficialmente no país. Enquanto isso, o modelo já recebeu a primeira reestilização na Europa. E isso era esperado, afinal de contas, ele foi lançado há quatro anos e é comum que as marcas façam um facelift antes de uma nova geração, que ainda não está prevista.
O VW ID.3 adota um novo para-choque dianteiro com nova entrada de ar. Nas extremidades da peça há duas novas entradas pronunciadas, que melhoram o fluxo de ar ao redor das rodas dianteiras; elementos que remetem a modelos mais esportivos e, não por acaso, a intenção da VW é exatamente trazer esse “quê” de esportividade para o compacto urbano.
Outra mudança é o novo capô que tem as seções laterais rebaixadas para criar a impressão de que o modelo está mais longo e portanto maior.
Na parte traseira, o ID.3 está praticamente igual, exceto pelas lanternas com uma mudança sutil no desenho. Agora as luzes de pisca são dinâmicas e as de freio criam a forma de um X.
Na linha 2024 estará disponível uma nova cor, a Dark Olivine Green (que você confere nas fotos). Segundo a marca, a “pintura metálica iridescente tem um efeito quente de pérola dourada e suporta os contornos modernos e limpos do design exterior”. Nessa cor o teto é sempre em preto e o acabamento em prata.
As dimensões são as mesmas, a não ser pela altura. O novo modelo é 0,6 cm mais baixo que o seu antecessor.
Cabine mais elegante
Os materiais empregados no interior são de maior qualidade e houve uma preocupação da VW em aplicar plásticos com acabamentos macios nos apoios de braço e na parte inferior do painel.
Os compradores também encontrarão estofamento de microfibra Artvelours Eco nos assentos e painéis das portas. É um material de aparência elegante e a Volkswagen diz que “o tecido é 71% reciclado, matéria-prima secundária obtida pela reciclagem de resíduos de plástico que já foram descartados pelo menos uma vez”.
Há também novas saídas de ar-condicionado centrais com o emblema “ID.3”. O quadro de instrumentos flutuante continua com 5,3 polegadas e a tela da central multimídia, voltada para o condutor, com 12 polegadas.
O sistema de conectividade pode ser acompanhado de um head-up display (HUD) de realidade aumentada que projeta as informações de navegação e velocidade a cerca de 10 metros à frente do veículo.
Outros destaques incluem sistema de iluminação ambiente com dez cores e capacidade para bagagem de até 1.267 litros (com os bancos traseiros rebatidos). O modelo também pode ser equipado com uma variedade de sistemas de assistência ao motorista, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, sistema de automação rodoviário com mudanças automáticas de faixa e Park Assist Plus, com uma função de memória que pode “reproduzir manobras individuais pré-aprendidas”.
O ID.3 também possui a tecnologia V2X, que permite que o modelo se comunique com veículos e infraestrutura compatíveis em um raio de até 800 metros. Se ocorrerem acidentes ou perigos, um aviso pode ser enviado para alertar outros motoristas.
A energia é fornecida por uma bateria de íons de lítio de 58 kWh ou 77 kWh. O primeiro dá ao ID.3 Pro um alcance WLTP de até 426 km, enquanto o último permite que o ID.3 Pro S viaje até 546 km com uma única carga.
O motor elétrico montado no eixo traseiro rende até 201 cv e 31,61 kgfm de torque. Isso permite que o ID.3 Pro acelere de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, enquanto o ID.3 Pro S faz em 7,9 segundos, segundo a Volkswagen.
Chega ainda este ano
As entregas do novo ID.3 estão programadas para começar no quarto trimestre. A Volkswagen começará a construir o modelo em Wolfsburg, Alemanha, para logo dar conta de atender a demanda.
A marca já confirmou que está desenvolvendo uma bateria com menor capacidade para o ID.3 e isso indica que um modelo de entrada, mais acessível, pode estar a caminho.