Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Vídeo: descubra o que um piloto de F-1 vê dentro da pista

Reações de Nico Hulkenberg são mais rápidas do que a maioria dos humanos

Por Vitor Matsubara Atualizado em 23 nov 2016, 21h19 - Publicado em 5 jul 2016, 17h33
Òculos especial monitora olhar de Nico Hulkenberg
Tecnologia usa óculos para monitorar olhar do piloto

Não é exagero dizer que um piloto de corridas tem reflexos mais apurados do que qualquer outro ser humano. É por meio de exercícios exaustivos e uma série de treinos que eles treinam seus cérebros para acompanhar a alta velocidade dos carros. Mas o que exatamente um piloto enxerga dentro da pista?

Para tirar essa dúvida, a emissora de televisão Sky Sports se juntou à Tobii, uma empresa especializada no monitoramento de olhos, e à Force India para mostrar o comportamento visual de Nico Hulkenberg durante uma sessão de testes. 

Antes de ir à pista, o piloto colocou um óculos especial que monitora o comportamento dos olhos. Após a análise dos resultados, os técnicos da Tobii indicaram que Hulkenberg leva apenas 100 milissegundos (ou 1 décimo de segundo) para olhar no espelho retrovisor antes de sair dos boxes ou responder a um estímulo visual. Um ponto rosa indica para onde os olhos do alemão olham durante cada curva. Como imaginávamos, Nico fixa o olhar na saída de cada curva, um instinto do piloto na tentativa de antecipar a trajetória de pilotagem.

Veja abaixo o vídeo:

 

Continua após a publicidade

Publicidade