O mercado automotivo brasileiro teve retração de 4,54% no primeiro quadrimestre de 2014 na comparação com o mesmo período em 2013. De acordo com o relatório mensal revelado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 1.054.123 unidades de automóveis e comerciais leves entre janeiro e abril deste ano, contra 1.104.313 no ano passado.
Se a comparação for feita apenas entre os desempenhos obtidos nos meses de abril, a queda é bem mais significativa: 11,66%. No quarto mês de 2014, foram registrados 279.759 autos e comerciais leves, contra 316.670 em abril de 2013.
Por outro lado, houve sensível crescimento (22,32%) nas vendas em relação a março deste ano, quando foram negociadas 228.715 unidades.
Fiat lidera entre as marcas, Gol entre os carros
Não houve grandes surpresas em relação às marcas com melhor desempenho no mercado brasileiro em abril. A Fiat manteve a liderança no acumulado do ano, com uma fatia de 22,30% somando automóveis e comerciais leves. A General Motors ficou em segundo lugar (17,73%), sendo seguida por Volkswagen (17,34%), Ford (9,18%) e Renault (6,72%).
Quanto aos modelos, o VW Gol retomou a liderança perdida em março e vendeu 16.963 exemplares em abril. Depois, vieram Fiat Palio (15.409), Fiat Strada (13.298), Chevrolet Onix (13.247) e Ford Fiesta (12.042).