Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vem aí um Hyundai HB20 esportivo com motor 1.0 turbo

Novo motor de três cilindros deve produzir até 120 cavalos

Por Paulo Campo Grande e Leo Nishihata
Atualizado em 25 mar 2024, 10h34 - Publicado em 25 nov 2015, 12h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • segredo

    O Hyundai HB20 vai ganhar uma versão esportiva do motor de três cilindros 1.0 flex com turbo e injeção direta de combustível. A novidade deve chegar ao mercado em meados de 2016. Neste momento, a engenharia roda os testes de calibragem e validação das mudanças que podem elevar a potência para 120 cv, contra os 80 cv originais da versão aspirada que já é comercializada por aqui, sempre com etanol.

    Desenvolvido no centro de pesquisa e desenvolvimento do grupo Hyundai-Kia na Coréia do Sul, o chamado 1.0 T-GDI “Kappa” foi exibido pela primeira vez no início do ano, equipando o Kia cee’d GT Line. Na configuração européia, ele desenvolve 120 cavalos a 6 000 rpm e 17,5 mkgf de torque entre 1 500 e 4 100 rpm, consumindo entre 10 a 15% menos combustível e emitindo menos CO2 que o equivalente 1.6 GDI.

    A receita do novo motor traz tecnologias de ponta, como injetores perfurados a laser, em forma de pirâmide, capazes de espalhar melhor a mistura entre combustível e ar dentro das câmeras de combustão. A válvula que controla a passagem dos gases de exaustão para a turbina (wastegate) é controlada eletrônicamente, melhorando o aproveitamento e a disponibilidade de torque em baixas rotações.

    LEIA MAIS:

    – Impressões: Hyundai HB20 2016

    – Comparativo: Up! 1.0 MPI x Up 1.0 TSI

    – Correio Técnico: quais as vantagens do motor de três cilindros?

    Além da versão com 120 cavalos, o motor de três cilindros turbinado também estará disponível na Europa para o compacto Hyundai i20 (parente do nosso HB20) em uma configuração simplificada, com 100 cavalos e os mesmos 17,5 mkgf de torque. Para comparar, o motor 1.0 turbo do VW Up! TSI disponível no Brasil entrega 105 cavalos a 5 00 rpm e 16,8 mkgf de torque a 1 500 rpm.

    O lançamento do motor 1.0 T-GDI no Brasil deve ajudar a Hyundai a melhorar o rendimento energético de sua linha como um todo, o que conta pontos no programa de incentivos do governo InovarAuto. A nova motorização estará presente em todas as configurações do HB20: hatch, sedã e aventureiro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.