Vem aí um Hyundai HB20 esportivo com motor 1.0 turbo

Novo motor de três cilindros deve produzir até 120 cavalos

segredo segredo

segredo (/)

O Hyundai HB20 vai ganhar uma versão esportiva do motor de três cilindros 1.0 flex com turbo e injeção direta de combustível. A novidade deve chegar ao mercado em meados de 2016. Neste momento, a engenharia roda os testes de calibragem e validação das mudanças que podem elevar a potência para 120 cv, contra os 80 cv originais da versão aspirada que já é comercializada por aqui, sempre com etanol.

Desenvolvido no centro de pesquisa e desenvolvimento do grupo Hyundai-Kia na Coréia do Sul, o chamado 1.0 T-GDI “Kappa” foi exibido pela primeira vez no início do ano, equipando o Kia cee’d GT Line. Na configuração européia, ele desenvolve 120 cavalos a 6 000 rpm e 17,5 mkgf de torque entre 1 500 e 4 100 rpm, consumindo entre 10 a 15% menos combustível e emitindo menos CO2 que o equivalente 1.6 GDI.

A receita do novo motor traz tecnologias de ponta, como injetores perfurados a laser, em forma de pirâmide, capazes de espalhar melhor a mistura entre combustível e ar dentro das câmeras de combustão. A válvula que controla a passagem dos gases de exaustão para a turbina (wastegate) é controlada eletrônicamente, melhorando o aproveitamento e a disponibilidade de torque em baixas rotações.

LEIA MAIS:

– Impressões: Hyundai HB20 2016

– Comparativo: Up! 1.0 MPI x Up 1.0 TSI

– Correio Técnico: quais as vantagens do motor de três cilindros?

Além da versão com 120 cavalos, o motor de três cilindros turbinado também estará disponível na Europa para o compacto Hyundai i20 (parente do nosso HB20) em uma configuração simplificada, com 100 cavalos e os mesmos 17,5 mkgf de torque. Para comparar, o motor 1.0 turbo do VW Up! TSI disponível no Brasil entrega 105 cavalos a 5 00 rpm e 16,8 mkgf de torque a 1 500 rpm.

O lançamento do motor 1.0 T-GDI no Brasil deve ajudar a Hyundai a melhorar o rendimento energético de sua linha como um todo, o que conta pontos no programa de incentivos do governo InovarAuto. A nova motorização estará presente em todas as configurações do HB20: hatch, sedã e aventureiro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s