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Toyota investirá R$ 11 bi até 2030 para fazer mais carros híbridos flex

Toyota vai fabricar novo motor híbrido no Brasil e até mesmo baterias, mas pode levar toda a produção de Indaiatuba para Sorocaba

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 mar 2024, 17h30 - Publicado em 5 mar 2024, 17h28
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  • Ampliação da capacidade de produção de veículos e motores e novos modelos equipados com tecnologia híbrida flex. Este é o objetivo da Toyota com o anúncio de um plano de investimento de R$ 11 bilhões no Brasil até 2030, anunciado oficialmente nesta terça-feira (5) pelo CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Rafael Chang.

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    A fabricante japonesa trata como o anúncio mais importante dos 66 anos de existência da Toyota do Brasil. De acordo com a coluna Radar, de Veja, o Brasil concorria por esse investimento com o México e foram iniciativas do estado de São Paulo que ajudaram a garantir competitividade e da previsibilidade para o investimento. 

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    Toyota Yaris Cross ficou para 2025

    Toyota Yaris Cross
    Toyota Yaris Cross (Divulgação/Toyota)

    Dos R$ 11 bilhões, R$ 5 bilhões já estão confirmados até 2026. Esse valor contempla os R$ 1,7 milhão anunciados há um ano para garantir a produção do Yaris Cross, SUV compacto com motor híbrido flex inédito no Brasil, na fábrica de Sorocaba (SP). Este será o híbrido mais barato da marca à venda no Brasil e está com início da produção confirmado para 2025 (antes, seria em dezembro).

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    Também está confirmado um segundo modelo, com a mesma tecnologia híbrida flex e desenvolvido especialmente para o Brasil. A fabricante não dá maiores detalhes, mas não surpreenderia se fosse uma evolução do Yaris exclusiva para o Brasil, baseada na mesma plataforma DNGA do Yaris Cross, ou um outro derivado do SUV.

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    De acordo com a Toyota, os dois modelos serão revelados oportunamente.

    Fábrica da Toyota em Sorocaba hoje faz Yaris, Yaris Sedan e Corolla Cross
    Fábrica da Toyota em Sorocaba hoje faz Yaris, Yaris Sedan e Corolla Cross (Divulgação/Toyota)

    O que a Toyota já sinalizou é que, enquanto o Toyota Corolla ocupa sozinho a fábrica de Indaiatuba (SP), a unidade de Sorocaba já funciona a plena capacidade e precisará ser ampliada. Mas sinalizou que a intenção é construir novas instalações em Sorocaba para para concentrar ali operações produtivas que hoje são feitas em Indaiatuba. E isso começará em meados de 2025, concluindo no final de 2026.

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    Ainda assim, a Toyota espera manter todos os empregos atuais e criar outras 500 vagas em Sorocaba para ampliar a capacidade. As contratações começarão em 2026 e deverão somar 2.000 novos empregos diretos até 2030. É uma sinalização de que a fábrica de Indaiatuba pode ser fechada e ter suas operações migradas para Sorocaba.

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    QUATRO RODAS procurou a Toyota para esclarecimento da informação, mas ainda não teve retorno.

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    Motores híbridos flex nacionais

    Motor Corolla Híbrido
    Motor do Toyota Corolla Hybrid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A Toyota acredita que 2.000 empregos diretos poderão gerar outros 10.000 empregos indiretos graças à localização de componentes mais avançados para seus carros híbridos flex. Isso porque a fabricante japonesa quer fabricar o powertrain no Brasil.

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    A fabricação do novo motor a combustão do sistema híbrido, que seria um novo 1.5 de quatro cilindros, começará em 2025 na fábrica de Porto Feliz (SP). Depois, em 2026, a fábrica de Sorocaba começará a montar as baterias do sistema que serão empregadas nos carros híbridos nacionais.

    Por enquanto, a Toyota não adiantou os próximos passos, para o período entre 2026 e 2030.

    Espera-se o lançamento de uma inédita picape híbrida flex monobloco baseada na plataforma do Corolla e a nacionalização do seu conjunto híbrido plug-in flex – que já está em testes no Brasil. Hoje, a mecânica híbrida flex dos Corolla e Corolla Cross chega importada do Japão.

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