A Toyota irá criar um novo centro de distribuição de veículos em Pernambuco, no nordeste do País, em acordo firmado na última quarta-feira (11). O local terá capacidade para receber até 30 mil veículos, criará cerca de 40 novos empregos diretos e indiretos, e custará aproximadamente R$ 15 milhões para a montadora japonesa. Segundo o comunicado, o centro deverá entrar em operação no primeiro trimestre de 2016.
O anúncio foi feito após a assinatura do protocolo de intenções para que o projeto seja criado pelo presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, e o governador do estado, Paulo Câmara. Localizado perto do Porto de Suape, com 50 mil metros quadrados, o centro funcionará para distribuir veículos produzidos no País, como o Corolla e o Etios, e na Argentina, como a Hilux e SW4.
Sobre o acordo, Kondo falou. “O Nordeste é extremamente importante para os negócios da Toyota do Brasil, sendo uma das regiões onde registramos o maior crescimento em vendas em 2014 (15% em comparação com 2013). A implantação deste centro de distribuição, somado à expansão da capacidade produtiva da fábrica de Sorocaba (SP), reforça ainda mais o compromisso da Toyota com a sociedade brasileira de promover o desenvolvimento e crescimento econômico do país”
“Este novo centro de distribuição também terá um impacto positivo no meio ambiente, com uma redução de 13% nas emissões de CO2 das nossas operações logísticas”, completou Koji. Com o local em operação esta será a oitava estrutura da montadora japonesa no Brasil, ao lado das plantas em São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP), além de outros centros de distribuição em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Votorantim (SP).