Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Toyota desenvolve novos sistemas anti-colisão

Recursos evitam batidas em estradas e estacionamentos

Por Vitor Matsubara Atualizado em 9 nov 2016, 12h09 - Publicado em 26 nov 2012, 11h45
seguranca

A Toyota está desenvolvendo dois sistemas de segurança inéditos que ajudarão a impedir colisões em alta velocidade e casos de aceleração involuntária em manobras de baixa velocidade em estacionamentos. Segundo o chefe de tecnologia em segurança da marca, Seigo Kuzumaki, os recursos vão estrear em um novo sedã grande da Toyota e devem chegar aos modelos compactos em até três anos.

Os executivos da montadora afirmam que o desenvolvimento da tecnologia que impede acelerações involuntárias não tem relação com os recalls convocados pela Toyota entre 2009 e 2010. A Toyota diz que os sistemas estão sendo desenvolvidos há anos e fazem parte de um plano da marca de se destacar no mercado oferecendo tecnologias voltadas para a segurança dos ocupantes.

O sistema de assistência a frenagens de emergência usa radares para detectar o risco de colisão. Quando aponta perigo de acidente, emite alteras sonoros e visuais antes de ativar um sistema que duplica a força da frenagem aplicada pelo motorista, mesmo se ele não aplicar força suficiente no pedal ou pisar tardiamente. Se a velocidade for de até 60 km/h, o veículo para completamente, mas se o motorista estiver trafegando acima desta velocidade ele desacelera o carro para tentar impedir uma colisão mais grave.

Já o outro sistema impede colisões de estacionamento em que o condutor acidentalmente engata a marcha à ré em vez de acelerar para frente. O recurso deve evitar muitos transtornos, uma vez que, segundo a Toyota, cerca de 7 mil acidentes acontecem anualmente no Japão por conta de falhas humanas em acelerações, principalmente em estacionamentos pequenos. A tecnologia usa ondas sonares para detectar se o carro está dando ré rápido demais em direção a um obstáculo. Quando isso acontece, o sistema soa um alarme e aciona os freios. O sistema também é ativado se a marcha a ré for engatada por engano durante a aceleração ou em caso de problemas na transmissão.

As novas tecnologias devem chegar ao mercado japonês em breve. O modelo mais cotado para estrear os sistemas é a nova geração do luxuoso sedã Crown.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês