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Toyota desenvolve novos sistemas anti-colisão

Recursos evitam batidas em estradas e estacionamentos

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h09 - Publicado em 26 nov 2012, 11h45
seguranca

A Toyota está desenvolvendo dois sistemas de segurança inéditos que ajudarão a impedir colisões em alta velocidade e casos de aceleração involuntária em manobras de baixa velocidade em estacionamentos. Segundo o chefe de tecnologia em segurança da marca, Seigo Kuzumaki, os recursos vão estrear em um novo sedã grande da Toyota e devem chegar aos modelos compactos em até três anos.

Os executivos da montadora afirmam que o desenvolvimento da tecnologia que impede acelerações involuntárias não tem relação com os recalls convocados pela Toyota entre 2009 e 2010. A Toyota diz que os sistemas estão sendo desenvolvidos há anos e fazem parte de um plano da marca de se destacar no mercado oferecendo tecnologias voltadas para a segurança dos ocupantes.

O sistema de assistência a frenagens de emergência usa radares para detectar o risco de colisão. Quando aponta perigo de acidente, emite alteras sonoros e visuais antes de ativar um sistema que duplica a força da frenagem aplicada pelo motorista, mesmo se ele não aplicar força suficiente no pedal ou pisar tardiamente. Se a velocidade for de até 60 km/h, o veículo para completamente, mas se o motorista estiver trafegando acima desta velocidade ele desacelera o carro para tentar impedir uma colisão mais grave.

Já o outro sistema impede colisões de estacionamento em que o condutor acidentalmente engata a marcha à ré em vez de acelerar para frente. O recurso deve evitar muitos transtornos, uma vez que, segundo a Toyota, cerca de 7 mil acidentes acontecem anualmente no Japão por conta de falhas humanas em acelerações, principalmente em estacionamentos pequenos. A tecnologia usa ondas sonares para detectar se o carro está dando ré rápido demais em direção a um obstáculo. Quando isso acontece, o sistema soa um alarme e aciona os freios. O sistema também é ativado se a marcha a ré for engatada por engano durante a aceleração ou em caso de problemas na transmissão.

As novas tecnologias devem chegar ao mercado japonês em breve. O modelo mais cotado para estrear os sistemas é a nova geração do luxuoso sedã Crown.

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