Um dos esportivos mais emblemáticos da história da Toyota poderá voltar. O Celica, que teve sete gerações entre 1970 e 2006, e persiste na memória dos entusiastas, tem chances de ser revivido. Para o alívio de muitos, ele não retornaria como um elétrico, ao contrário de vários nomes de peso da indústria, como o Camaro. Pelo contrário, o Celica seria um esportivo de verdade, produzido pela divisão GR.
Não há qualquer confirmação por parte da Toyota, apesar de uma declaração do presente da marca, Akio Toyoda, no ano passado. O executivo disse que tinha o desejo de ver um novo Celica e, na época, alguns rumores davam conta de que o esportivo renasceria como um elétrico. Novas informações, porém, afirmam que não será nada disso.
Segundo publicações do site japonês Japan’s Best Car, a Toyota já teria pronto um novo motor 2.0 turbo de alto desempenho de aproximadamente 400 cv de potência, que pode funcionar com tração integral, como nos GR Corolla e Yaris.
Seria justamente esse o conjunto do novo GR Celica, fazendo relação ainda com o sucesso obtido pelo modelo no WRC, em décadas passadas. Não se sabe se o novo motor já teria relação com a parceria da Toyota com Subaru e Mazda, que desenvolverão novos motores a combustão (puros, híbridos e com combustíveis sintéticos) para um futuro próximo.
Também não há dados concretos sobre o renascimento do modelo, mas as especulações dizem que ele poderá ser apresentado já em 2025, no Salão do Automóvel de Tóquio, e que será um cupê, como o antigo. A diferença é que agora ele subirá na vida e será mais refinado, distanciando-se dos “irmãos” Corolla e Yaris além da motorização.