Ações que promovem test-drives prolongados, de uma semana, por exemplo, são comuns entre as marcas de luxo e para clientes VIPs. Porém não é uma regra e não se trata de iniciativa permanente de um grupo de concessionárias ou mesmo de uma marca específica.
Pelo menos até agora, pois a rede de concessionárias Osten Group já disponibiliza, desde a segunda quinzena de março, o Test-Drive Experience, no qual o cliente pode experimentar o candidato a seu primeiro carro elétrico por uma semana. Segundo a empresa, o principal objetivo do programa é familiarizar o consumidor com a mobilidade elétrica e, portanto,apenas carros eletrificados são disponibilizados. São eles os BYD Dolphin e Song Plus e o BMW iX40.
“O Test-Drive Experience é a experiência com veículos eletrificados na rotina do cliente, em viagens principalmente. Ele terá a oportunidade de realizar o carregamento e conhecer na prática como funciona o dia a dia com um elétrico. Assim conseguirá optar pela assinatura ou compra do veículo com mais segurança”, diz Liandra Boschiero, gerente geral de locação da Osten Go, divisão de locações do grupo. A empresa trabalha tanto com venda por meio de concessionárias quanto oferece contratos de assinatura de longo prazo para alguns modelos.
O empresário Marco Marcelino, 49 anos, teve duas experiências com o programa. “Primeiro fiquei sete dias com o BYD Song Plus e logo depois tive o mesmo tempo de experiência com o BMW iX40”, conta Marcelino, que atualmente é proprietário de um Audi e-Tron.
Segundo ele o que mais surpreendeu é que o programa não tem pegadinhas. “Ninguém te liga após quatro dias com o carro e pede para antecipar a devolução, sendo que isso aconteceu várias vezes comigo com outros grupos de concessionárias que fazem o empréstimo por um período mais longo apenas para um grupo específico de clientes”, afirma.
O test-drive prolongado permite, segundo Marcelino, avaliar detalhes que não passam batido no test-drive curto, que tem duração de 15 minutos, aproximadamente, composto basicamente por uma volta nos arredores da loja.
“Notei características que me agradaram em um primeiro momento com o carro mas começaram a me incomodar no terceiro dia, como o barulho que o iX40 faz em baixa velocidade, parecido com o carro dos Jetsons. E uma função que não me chamou atenção de cara são os bancos com massagem: eles ganharam importância em meio ao trânsito parado de São Paulo”, destaca o comprador, que confessa sua inclinação a comprar o iX40 após seu tempo de convivência.
O empresário defende que todas as marcas ofereçam esse tipo de experiência, realçando que mesmo marcas de luxo, como BMW e Porsche, ainda não têm essa política. “Com o valor que paguei no meu e-Tron eu poderia ter um Porsche Taycan, mas como nunca consegui testar o carro de forma um pouco mais prolongada optei pelo Audi, o qual a marca me emprestou por uma semana assim como a Osten.”
Questionada sobre um possível aumento das vendas desses modelos após o início da experiência prolongada, a Osten afirma que houve uma taxa de conversão de 70% para a venda ou assinatura do veículo compartilhado por sete dias. Isso dentro de um universo ainda pequeno de pessoas, porém, já que o programa só está ativo há um mês e meio.