Ingleses costumam dizer que dirigem do lado certo (right side, sendo que o termo também pode significar lado direito) e o resto do mundo do jeito errado (wrong side). A Tesla parece não concordar e está comunicando clientes que pedem um Model S ou um Model X que só está fazendo carros com o volante no lado esquerdo a partir de agora.
Segundo o Autocar, a decisão foi tomada para simplificar as coisas. Com dificuldade para atender à demanda e lançar vários novos produtos e tecnologias prometidos, a medida dafabricante norte-americana deve permitir um ritmo maior de produção, assim como um controle de qualidade melhor.
No site da empresa também já está avisado que os dois carros só estão “disponíveis apenas com volante à esquerda”, embora os outros dois carros da empresa —o Model Y e o Model 3— ainda sejam oferecidos com volante à direita.
A montadora dá três opções para os compradores que ainda não receberam suas unidades: aceitar trocá-las por um dos dois carros que ainda existem com volante á direita e ainda ganhar 2.000 libras de crédito (cerca de R$ 12.300), cancelar a compra e ser reembolsado ou ficar com o carro em que o motorista vai ficar no banco ao qual os ingleses não estão acostumados.
Em compensação, essa mudança permite que a versão Plaid, a mais rápida do Tesla Model S, seja vendida no Reino Unido. O carro tem 1.034 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,49 segundos. Devido ao baixo volume, a versão hiperesportiva do sedã, que inclusive troca o volante por um manche, jamais foi oferecida em países de mão inglesa.
A imprensa britânica parece preocupada com a segurança neste caso. “Esperamos que a Tesla calibre os sistemas de segurança e, em particular, os vários sensores que os carros têm para dirigir no lado esquerdo do a estrada”, escreveu o Auto Express.