Ainda em 2019, a Comissão Europeia começou a debater o Regulamento Geral de Segurança para carros novos e quais seriam os aspectos de seguranças obrigatórios para esses modelos. A decisão final foi de que oito sistemas serão considerados essenciais para os veículos novos a partir de 2022.
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Entre eles está o sistema inteligente de alerta de velocidade (ISA, sigla em inglês). Ele evita ou ao menos alerta o motorista quando o carro ultrapassa os limites estabelecidos. Se trata basicamente de um software que informa e busca reverter uma situação na qual o motorista excede o limite da via.
Basicamente, a função do sistema é adaptar a velocidade máxima do carro com base nas limitações estabelecidas nas placas da via. Fabricantes como a Audi já contam com um sistema que aciona um ícone no painel que incentiva o motorista a desacelerar.
Como ele funciona e quais os seus níveis?
Uma câmera interna, muitas vezes presa atrás do espelho retrovisor, trabalha em conjunto com as informações do GPS para identificar os limites expressos nas placas.
São três espécies de modos que o ISA atua. O primeiro deles é o informativo, ou seja, que oferece um feedback ao motorista por meio de uma luz ou alarme caso o modelo esteja acima do limite de velocidade.
O segundo é de advertência. O software é capaz de aumentar a pressão acima do pedal para que o motorista tenha mais dificuldade para pisar fundo. Essa assistência pode ser anulada caso ele pise com ainda mais força no acelerador.
Por último, mas não menos importante, há o interventor. Ele impede qualquer tipo de excesso de velocidade e requer uma aceleração do motorista caso ele pretenda, de fato, ultrapassar o limite.
Vale lembrar que a assistência serve para alertar o motorista sobre os riscos que se corre ao ultrapassar os limites de velocidade da via, mas o software pode ser desligado ou anulado.
Qual a diferença entre o ISA e um limitador de velocidade?
O sistema inteligente de alerta de velocidade se adapta aos limites de cada via, enquanto o limitador não ultrapassa o que foi definido pelo condutor do carro.
Algumas marcas optam por vender os seus modelos com limites que vem de fábrica. Carros como os da Volvo saem do pátio com limite estabelecido de 180 km/h.
Além do ISA, outros sete sistemas serão considerados obrigatórios para todos os modelos na Europa a partir de 2022. São eles: caixa-preta, câmera traseira com detecção de tráfego cruzado, detector de fadiga, frenagem de emergência, alerta de saída de pista, alerta de cinto nos bancos traseiros e bloqueio do carro após teste do bafômetro.
No Brasil o cenário ainda é outro. Por aqui, assistências consideradas básicas nos Estados Unidos e na Europa não são obrigatórias, como controle de estabilidade, frenagem autônoma (obrigatória em todos os carros nos EUA por consenso dos fabricantes) e câmera de ré.