A Fiat entra em 2017 com a promessa de lançar dois carros inéditos. Um deles é o “projeto X6H”, hatch compacto ainda sem nome definitivo que terá a difícil missão de substituir, de uma só vez, Palio e Punto. Existe a possibilidade do nome Palio não ser abandonado.
O novo modelo em questão é este que aparece nas fotos do jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, já com carroceria definitiva. O início da produção em série do X6H na fábrica de Betim (MG) está previsto para março – o lançamento pode acontecer já em abril.
O ponto de partida para o estilo do X6H foi a nova geração do Fiat Tipo fabricada na Turquia. Terá faróis estreitos e delgados que se integram à grade, além de lanternas traseiras horizontais muito parecidas. Um vinco ligará os faróis às lanternas, marcando a lateral.
No carro das fotos os para-choques têm mais recortes (no caso da peça traseira, há duas aberturas circulares nas extremidades que podem ser refletores ou saídas de ar), além de rodas aro 16″, elementos quer indicam se tratar da versão esportiva Sporting.
Na foto acima, também é possível notar o formato do spoiler com brake light integrado, dando continuidade às linhas do teto.
Mas apesar das semelhanças de estilo com o Tipo europeu, o X6H usará uma plataforma própria, cerca de 10 cm mais curta que a do Tipo. Com isso, além de portas traseiras menores, o hatch brasileiro terá distância entre eixos muito próxima dos 2,53 m do Grand Siena. A vantagem estará no espaço interno, que poderá ser mais amplo que o do Bravo.
Substituir Palio e Punto por um só foi a solução encontrada pela Fiat para evitar a canibalização em sua gama de modelos. Hoje o Palio 1.0 Attractive pode ser encontrado nas lojas por R$ 38 mil, enquanto um Uno 1.0 Attractive sai por R$ 39 mil. Ao mesmo tempo, o Palio 1.4 Attractive custa R$ 46 mil, contra os R$ 48 mil pedidos pelo Punto 1.4 Attractive.
Para isso, a gama de motores e equipamentos do Fiat X6H será abrangente. A versão de entrada Attractive estará disponível com motor 1.0 Firefly de três cilindros de 77 cv e com o 1.3 Firefly de quatro cilindros e 109 cv, este com opção de câmbio automatizado Dualogic.
Já as versões Essence e Sporting terão motor 1.8 E.TorQ Evo de 139 cv com opção de câmbio automático de seis marchas. Tanto o 1.3 como o 1.8 terão sistema start-stop e controles de estabilidade e tração, já disponíveis para o Uno.
O segundo lançamento do ano pode ser justamente a variante sedã, chamada de X6S. Este teria como objetivo substituir o Linea e versões mais caras do Grand Siena, que tende a ser mantido em linha como sedã mais em conta da Fiat. Sobre ele, porém, as informações ainda são escassas.