Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sistema no break

A Audi adota bateria suplementar para garantir carga extra de energia a bordo dos carros

Por Hairton Ponciano Voz
Atualizado em 9 nov 2016, 14h08 - Publicado em 3 nov 2014, 17h48
geral

Baterias de 12 volts ainda têm vida longa nos projetos da indústria. Mas, no futuro, elas não estarão mais sozinhas no fornecimento de energia para os diferentes sistemas, cada vez mais numerosos, a bordo dos automóveis. As atuais instalações de 12 volts já estão no limite da capacidade, especialmente nos automóveis mais avançados, que, além dos recursos comuns (faróis, som, limpadores, vidros, travas etc.), ainda têm bancos aquecidos e ventilados, radares, câmeras, GPS, centrais multimídia, sistemas de suspensão inteligente e diversos outros dispositivos.

A Audi apresentou recentemente o protótipo de um sedã, batizado de RS 5 TDI Concept, que, além do sistema tradicional (bateria de chumbo), utiliza uma rede de 48 volts suplementar (bateria de íons de lítio) só para alimentar um compressor elétrico (supercharger), o responsável por “tocar” o motor em baixas rotações. Para os regimes de giro mais elevados, o protótipo conta com uma turbina convencional, impulsionada pelos gases de escape.

Mais do que aumentar o rendimento do motor, o sistema elétrico de 48 volts abre possibilidade para a chegada de novas tecnologias, incluindo equipamentos que demandem mais energia. A Audi informa que “em um futuro próximo” planeja introduzir o subsistema de 48 volts em diversos modelos de série.

Superpoderes

Bateria adicional de 48 volts pode auxiliar a rede tradicional do veículo, de 12 volts, e ainda liberar o motor do esforço de fazer o compressor mecânico funcionar.

Motor

O protótipo apresentado com a nova tecnologia de 48 volts traz um motor 3.0 V6, a diesel, que gera 385 cv e 76,5 mkgf de torque a apenas 1 250 rpm.

Compressor

Como independe da rotação do motor, ao contrário dos compressores mecânicos (supercharger), o compressor elétrico trabalha sempre em seu ponto de máxima eficiência, melhorando desempenho e consumo do V6.

48 Volts

Além de fornecer eletricidade para o compressor, esta bateria, que usa tecnologia íons de lítio, também pode alimentar os sistemas elétricos que permanecem operando mesmo quando o veículo está desligado.

12 Volts

A bateria convencional, de chumbo, continua fornecendo energia para os sistemas tradicionais, como ar-condicionado, vidros elétricos e agregados do motor, como a ventoinha do sistema de refrigeração.

Economia

O aumento de tensão possibilita a redução do consumo de corrente elétrica. Por isso, é possível utilizar fios mais finos e portanto reduzir o peso dos chicotes elétricos.

Conversor

As duas redes elétricas, de 12 e 48 volts, do RS 5 são interligadas por um conversor de energia do tipo (DC/DC).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.