Desde 2018 estamos órfãos de um Salão do Automóvel no Brasil, mas as coisas podem mudar em 2025. Em entrevista coletiva para apresentar os dados da indústria automotiva do mês de julho, o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Marcio de Lima Leite, voltou a falar do evento, que poderá acontecer no final do próximo ano.
De acordo com Marcio, a questão agora é a agenda. Os principais locais que comportam um Salão em São Paulo não possuem dias disponíveis para a realização do evento, como explicou o presidente da Anfavea.
“Entre iniciar e encerrar o evento nós precisamos de pelo menos 20 dias”, explica Marcio. “Nós não estamos conseguindo essas datas em nenhum desses locais (que comportam o evento) no primeiro semestre”, concluiu.
Com o entrave da falta de espaço e tempo hábil, Marcio ainda cita que existe a possibilidade de realizar o evento em um tempo reduzido, com apenas 10 dias entre início e fim. Contando com o tempo necessário para montar e desmontar as estruturas, restaria apenas quatro dias para o Salão em si.
Embora seja real, essa alternativa não agrada muito a Anfavea. Historicamente, como explicou o presidente da Associação, o primeiro semestre não é um período muito interessante para o Salão do Automóvel. O principal motivo é o calendário das montadoras, que geralmente aguardam o meio do ano para apresentar seus principais lançamentos.
Fora isso, um evento de duração menor impactaria diretamente no público. A Anfavea espera pelo menos 1 milhão de visitantes durante o próximo Salão do Automóvel e realizá-lo em um período de tempo menor limitaria o acesso de mais pessoas.
Além disso, Marcio fala sobre a falta de previsibilidade do Salão. Como a última edição foi há seis anos, fica mais difícil para “bloquear” uma data com antecedência, algo que não acontece com outros eventos como a Agrishow e a Fenatran, por exemplo.
Apesar dos empecilhos, a Anfavea está otimista com a realização do Salão do Automóvel. Segundo eles, existe uma força tarefa estudando todas as possibilidades de datas e locais, não só para o primeiro como também para o segundo semestre de 2025, período mais provável para acontecer o evento. Mas ainda é difícil estimar uma data com precisão.