Com a guerra entre a Rússia e Ucrânia em curso há mais de dois anos, a Lada passou um bom tempo encontrando meios de manter a produção dos seus carros sem a Renault, antiga dona da marca, e com as sanções econômicas que impedem a venda de componentes à Rússia. Agora, porém, conseguiram lançar um carro inédito, o Lada Iskra.
O Iskra é o primeiro novo modelo da Lada em anos, mas ainda é baseado no Dacia Logan. Em termos de design, o Iskra adota a linguagem visual “X-Design” do Vesta, seu irmão menor. O novo sedã tem para-lamas bem marcados e LEDs modernos. Por outro lado, as proporções são semelhantes às do Logan de nova geração.
Por ser baseado no modelo da Dacia, o Iskra mantém a plataforma CMF-B, utilizada em diversos modelos Renault, Dacia e Nissan. Embora o Grupo Renault tenha cortado completamente os laços com a Lada em 2022, os russos aproveitaram seu acesso anterior e trabalharam para apoiar a produção local sem qualquer envolvimento dos franceses.
O presidente da AvtoVAZ (dona da Lada), Maxim Sokolov, disse que “em um tempo recorde para os padrões da indústria automotiva global, recriamos este carro, tornando-o tecnologicamente independente”. Ainda segundo Sokolov, o Lada Iskra está em sua fase final de desenvolvimento. O investimento total no projeto teria sido de R$ 1,37 bilhão.
Apesar de ser um projeto inédito, o novo Lada não trará nenhuma surpresa aos Russos no que diz respeito à mecânica. A versão básica do Iskra terá motor 1.6 a gasolina do antigo Granta, gerando parcos 89 cv e com câmbio manual de 5 marchas. Há ainda outra variante mais potente com motor 1.6 do Vesta, produzindo 105 cv e acoplado a um câmbio manual de seis marchas ou automático.
O Lada Iskra está programado para entrar em produção em 2025. Seus valores vão ser anunciado perto do lançamento. Com base na atual situação da Rússia, é praticamente improvável que ele seja vendido em outro mercado que não seja o interno.