Muitos brasileiros devem associar o nome Rafale ao caça francês que esteve próximo de ser comprado pela FAB (Força Aérea Brasileira), em 2013, sendo preterido pelo sueco Gripen.
Para a Renault, que acaba de lançar o SUV cupê batizado de Rafale, a origem do nome também remete à aviação, mas é bem mais antiga, porque se refere a um avião de corrida, o Caudron C.460, que recebeu o nome de Rafale, em 1934.
Feito o esclarecimento, o Renault Rafale é um SUV grande, com 4,71 metros de comprimento (o Jeep Commander tem 4,77 m), derivado da plataforma modular CMF-CD da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
A propulsão de série é a mesma do novo Renault Espace, que é movido por um motor de três cilindros de 1,2 litro (130 cv de potência) com motor elétrico e transmissão automática E-Tech Hybrid. Trata-se de um PHEV, ou seja: um híbrido do tipo plug-in.
O resultado final é que o motorista tem 200 cv disponíveis, que só são colocados na estrada pelo eixo dianteiro. O acionamento elétrico oferece 70 cv/20,9 kgfm e é alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio com capacidade de 2 kWh e 400 volts. Um segundo motor elétrico com 25 cv/5,1 kgfm atua como gerador no arranque e garante a troca de marchas, contribuindo para atingir um consumo médio de 21 km/l, sem ciclo misto.
Tecnologia embarcada
Por dentro, esse novo SUV apresenta um cockpit moderno com duas telas digitais, cada uma com diagonal de 12 polegadas, além de um head-up display, bancos com apoio lateral reforçado e um grande teto panorâmico, que pode ser total ou parcialmente sombreado com o apertar de um botão, mesmo sem persiana.
Enquanto o avião de corridas tinha apenas um assento (e o novo Rafale de combate pode ter um ou dois lugares), o Renault oferece bom espaço para até cinco ocupantes (graças a seu entre-eixos de 2,74 m) e um compartimento de bagagem que acomoda 647 litros.
O Rafale da Renault não voa. Mas traz tecnologia de assistência ao motorista digna de um caça. São 32 sistemas que incluem inteligência artificial, que contribuem para o conforto a bordo. O Rafale Coupé dispõe de direção nas quatro rodas.
Tal como seus modelos irmãos Austral e Espace, o Rafale será produzido na fábrica espanhola da Renault, em Valência. O lançamento no mercado europeu é em março do ano que vem, com a promessa de ganhar uma versão esportiva, igualmente híbrida, mas com 300 cv e tração 4×4. Não há planos oficiais de sua chegada ao Brasil.