O extinto Dodge Ramcharger está de volta, mas não do jeito que era. O antigo modelo, que foi fabricado durante os anos 1970 e 2000, volta agora como uma picape e com motorização eletrificada, sendo um meio termo entre a Ram 1500 a combustão e a elétrica 1500 REV.
A Ram Ramcharger tem como destaque o seu mais novo trem de força. O modelo estará equipado com uma bateria de 92 kWh, que alimenta um sistema de tração integral com dois motores: um dianteiro com 239 cv e outro traseiro com 323 cv, produzindo 663 cv e 84,9 kgfm combinados, sendo mais potente que a Ram 1500 REV. Porém, o que torna a picape especial é o seu motor 3.6 V6, que atua como um gerador.
Mas como funciona isso? A Ram afirma que o motor a combustão possui múltiplas funções, podendo trabalhar em conjunto com a bateria para “fornecer potência máxima às rodas” ou ser usado para carregá-la”. É necessário ressaltar que não há conexão mecânica entre o motor e as rodas, ele funciona apenas como um gerador.
Nesta configuração, a nova picape da Ram possui impressionantes 1.100 km de autonomia, muito mais do que picapes elétricas tradicionais. Na aceleração, a Ramcharger também não decepciona e pode ir de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) em 4,4 s, assim como a 1500 REV.
Mas o seu forte é a força, já que ela carrega até 1.191 kg de carga útil e arrasta reboques de até 6.350 kg, ou melhores números de sua categoria, segundo a própria Ram.
Esses números só podem ser alcançados por conta da nova estrutura desenvolvida pela Stellantis, a STLA Frame. A arquitetura apresenta construção tradicional de carroceira e seus engenheiros se concentraram em maximizar sua autonomia utilizando um módulo de acionamento elétrico dianteiro com desconexão automática, permitindo com que “as rodas girem livremente em determinadas condições, maximizando a eficiência.
A Ram também afirmou que sua nova 1500 Ramcharger oferecerá “condução e manuseio líderes de classe”, tudo isso graças a sua suspensão traseira multi-link e suspensão pneumática de quatro cantos.
No que diz respeito ao visual, nada de inovador. A nova picape traz elementos da nova 1500 na dianteira, como a grade maior (e parcialmente fechada nessa versão), os faróis afilados e o logo “Ram” deslocado para a parte superior da grade. Da 1500 REV ela herda o visual estilizado dos logotipos — incluindo a iluminação no dianteiro — e as lanternas em forma de ‘L’ invertido. A montadora não entrou em muitos detalhes, mas afirmou que a picape terá componentes adicionais na cor da carroceria e uma porta traseira elétrica.
O interior já é conhecido de outros modelos e inclui um painel de instrumentos digital de 12,3” e um sistema de infoentretenimento de 12” ou 14”. O carro ainda pode ser equipado com retrovisores digitais, sistema de áudio Klipsch com 23 alto falantes e display do passageiro dianteiro de 10,25”.
Seguindo a Ram 1500 padrão, o Ramcharger também será oferecida na versão luxuosa Tungsten, ostentando interior em dois tons e forro de teto em camurça. Outros destaques são: pedais de metal, carregador duplo de smartphone sem fio e assentos de couro acolchoados com funções de aquecimento, ventilação e massagem, bem como ajuste elétrico de 24 posições e encostos de cabeça elétricos de quatro posições.
Valores ainda não foram divulgados, mas a Ram já está fazendo “reservas” com possíveis clientes pelo valor de US$ 100 para um lugar na fila quando o carro for lançado. A picape deve chegar apenas em 2024.