Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quem não tomar multa por um ano pode ganhar benefícios e desconto no IPVA

Contran publica regras para o cadastro positivo de condutores; norma começa a valer em novembro e benefícios podem ser diferentes entre os estados

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 Maio 2022, 01h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O novo Código Nacional de Trânsito entrou em vigor em abril do ano passado e já previa que motoristas que não cometessem infrações por 12 meses seriam beneficiados. Mas, só nesta segunda-feira (9) o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou as regras do chamado Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Esse novo projeto permite que estados e municípios possam utilizar o cadastro positivo para conceder vantagens fiscais ou tarifárias aos bons motoristas. Isso significa, na prática, que os cadastrados poderão ter benefícios e vantagens, como a possibilidade de desconto em licenciamento ou no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), por exemplo.

    Continua após a publicidade

    A deliberação afirma que as regras serão implementadas em até 180 dias, ou seja, apenas em novembro.

    Regras para se cadastrar

    Para ser cadastrado no registro nacional, o condutor deverá conceder autorização prévia, por meio de aplicativo ou outro meio eletrônico regulamentado pelo governo federal.

    Sistema de Notificação Eletrônica
    (Denatran/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Em nota, o Detran (Departamento de Trânsito) de São Paulo afirma que, em novembro do ano passado, a Associação Nacional dos Detrans, após assembleia, encaminhou um ofício à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) oferecendo sugestões para o programa de bom motorista.

    Entre as sugestões, a associação propôs, entre outros, benefícios não apenas aos condutores que não cometeram infração de trânsito sujeita à pontuação, mas também àqueles que conduzem veículos de maneira segura, mas não houve uma explicação de como isso pode ser feito.

    Gaúchos já ganham desconto no IPVA

    No Rio grande do Sul o benefício já é concedido. A legislação conhecida como lei do “bom motorista” está em vigor desde 1999. A determinação concede descontos no IPVA aos proprietários conforme o número de anos sem infrações. 

    Para os condutores que não tiveram registro de multas nos sistemas nos últimos três anos, a redução é de 15%. Quem não foi autuado por dois anos recebe desconto de 10% e depois de um ano tem direito a um benefício de 5%.

    Continua após a publicidade
    Quem não tomar multa por um ano pode ganhar benefícios e desconto no IPVA
    (Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)

    Segundo dados oficiais, o benefício atingiu em 2022 quase metade da frota tributável com o IPVA no estado (46%). Ao todo, 1,8 milhão dos cerca de 3,9 milhões de veículos tiveram descontos pelo programa Bom Motorista e destes, 1,19 milhão são de pessoas que não cometeram infrações de trânsito nos três últimos anos e, por isso, pagaram 15% a menos do imposto.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.