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Que tal dirigir usando o poder da mente?

Tecnologia da Nissan utiliza ondas cerebrais para antecipar manobras que o motorista pretende realizar

Por Ulisses Cavalcante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 fev 2018, 16h25
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  • Tecnologia pode habilitar veículos a interpretar sinais cerebrais do motorista (Divulgação/Nissan)
    Nissan Brain-to-Vehicle technology redefines future of driving
    Tecnologia pode habilitar veículos a interpretar sinais cerebrais do motorista (Divulgação/Nissan)

    A Nissan desenvolve uma tecnologia que interpreta os sinais cerebrais do motorista para auxiliar a direção.

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    Sem dar detalhes sobre como o sistema funciona ou quais seriam as aplicações em um futuro próximo, o Brain2Vehicle (B2V) foi apresentado durante a CES – a maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas (Eua).

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    Sensores instalados em uma espécie de capacete lêem ondas cerebrais que são produzidas milissegundos antes da execução dos movimentos.

    Nissan´s Brain2Vehicle
    Condutores poderão interagir com o carro por ondas cerebrais (Divulgação/Nissan)

    Ao realizar uma manobra ao volante, como uma mudança de faixa, há um tempo quase imperceptível entre o ato de pensar e da efetiva ação muscular do corpo – cerca de 300 milissegundos. É nesse espaço que o B2V atua.

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    “Essa tecnologia não lê pensamentos”, diz Lucian Gheorghe, pesquisador-chefe da Nissan. De acordo com o cientista, esses sinais são emitidos e podem ser captados e interpretados.

    Nissan Brain-to-Vehicle technology redefines future of driving
    Resultado prático da pesquisa ainda não foi demonstrado (Divulgação/Nissan)

    Para a Nissan, o objetivo do Brain2Vehicle é melhorar a qualidade da condução. Ao analisar o comportamento do motorista, a tecnologia pode ser relevante para ajudar carros autônomos a compreenderem a forma de dirigir do dono do veículo.

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    Motoristas inexperientes ou inseguros seriam os grandes beneficiados pelo B2V. Ao realizar a mudança de faixa em uma via de alta velocidade, o B2V pode antecipar a intenção do condutor e ajudar na execução da manobra, evitando acidentes.

    Nissan´s Brain2Vehicle
    Objetivo é acelerar os tempos de reação do motorista. Na imagem em 3D, protótipo do capacete de sensores (Divulgação/Nissan)

    Frenagens também podem ser executadas com antecipação, garantindo a parada alguns metros antes do ponto “normal”, sem auxílio da inteligência artificial.

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    Essa tecnologia serviria, portanto, para corrigir falhas ao volante e complementar o movimento necessário para a execução das manobras. Um dos sinais monitorados é a diferença entre a intenção da manobra e o movimento realizado.

    Nissan Brain2Vehicle
    Lucian Gheorghe, pesquisador-chefe da Nissan no projeto Brain2Vehicle (Divulgação/Nissan)

    O B2V corrige divergências entre esses dois momentos, se detectar por meio do monitoramento das ondas cerebrais, que algo não está acontecendo conforme o motorista pensou.

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    Segundo a Nissan, esse sistema poderia ser um aliado em carros autônomos com função manual. E traria prazer ao dirigir por devolver ao motorista a sensação de que está no controle.

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