Chevrolet Cruze e Honda Civic que se cuidem. A nova geração do Corolla chega no ano que vem com plataforma modular e motorização híbrida.
A QUATRO RODAS de outubro foi até a Austrália para dirigir o novo Corolla hatch e conhecer as novidades do modelo, que é inteiramente novo. Pela primeira vez, hatch e sedã terão design e mecânica muito semelhantes.
Falando em sedãs médios, testamos a nova geração do Volkswagen Jetta, que estreia no Brasil com o motor 1.4 TSI. Ainda analisamos a evolução do modelo.
Também aceleramos a nova geração do Jeep Wrangler, que mudou mais do que parece, e testamos no Brasil o Mitsubishi Eclipse Cross, agora um SUV turbo.
O Fiat Argo do Longa Duração se despede. Desmontamos o hatch compacto da Fiat e mostramos porque ele nos surpreendeu.
Outras novidades para todos os bolsos e gostos são:
- Sedãs compactos: testamos os sedãs automáticos mais baratos do Brasil.
- BMW Z4: o roadster ganhou nova geração, agora em parceria com a Toyota
- Porsche Macan GTS x Audi RS Q3: dois alemães às vésperas de mudar com desempenho de esportivo
- Lexus ux 250h: aceleramos o SUV de entrada japonês que chegará ao país em 2019
- Mercedes C 180: a versão mais barata da linha agora com novo câmbio automático
- Segredo: os novos Onix e Prisma já estão na fase final de desenvolvimento
E MAIS: Correio Técnico, Via Expressa, Clássicos, Jeremy Clarkson, Produtos para Carro, Novas Tecnologias, Jeremy Clarkson, Autodefesa, Ranking de Testes, Top Ten…
Carta ao leitor
Palmeiras x Corinthians
Se você acha que tem rivalidade no futebol, é porque não conhece nossos leitores quando se trata de automóvel. No campo, cada torcedor sabe que é a emoção que guia seu amor em relação ao time. Entre os carros, o fã da Fiat jura que sua escolha é totalmente racional, assim como o da Volks, Chevrolet, Ford…
O novo Fla-Flu do mundo motorizado é a discussão entre os que preferem ver mais matérias de sedã contra os adoradores de SUV. Nesse caso, o antagonismo entre as duas facções supera o clima entre a dupla carioca de clubes. Está mais para a animosidade tensa entre corintianos e palmeirenses, tamanha é a dificuldade de conciliar os dois grupos.
A gente aqui, na redação, sofre muito com isso. Quando a QUATRO RODAS dá a capa para um dos lados, o outro já corre ao celular para mandar mensagem reclamando. Nesse Brasileirão Automotivo, o time dos utilitários esportivos está ganhando de lavada. Desde janeiro de 2017, apenas uma edição não teve ao menos uma foto de SUV na capa. Agora a organizada dos sedãs vai ficar feliz: nesta edição não só não há imagem de nenhum SUV na capa (o Jeep Wrangler não vale, né?) como os dois principais destaques são para o público de sedãs: de um lado o novo Jetta, do outro o futuro Corolla. É óbvio que o modelo da foto é a versão hatch, mas ele fala alto ao coração dos simpatizantes do nosso Toyota. Afinal, é basicamente o mesmo carro que será produzido no Brasil no ano que vem.
Pode agradecer a dois dedicados brasileiros que vivem na Austrália, onde o modelo acabou de ser lançado. O repórter Marcello Oliveira dirigiu as duas motorizações (híbrida e gasolina), enquanto o fotógrafo Vicente Schmitt clicou as belas imagens desse ousado Corolla na cor Ecletic Blue.
Os fãs de carros três-volumes ainda vão desfrutar de um comparativo para quem busca um veículo familiar, confortável (todos são automáticos) e barato (preço de até R$ 60.000).
Claro que os SUVs não ficaram de de fora da edição. Impossível, já que esse segmento não para de mostrar novidades. Tem utilitário esportivo que quer brigar com o sucesso de vendas do Jeep Compass (Mitsubishi Eclipse Cross), seduzir com luxo em tamanho compacto (Lexus UX) ou fazer o sangue ferver na pista de teste (Porsche Macan GTS x Audi RS Q3).
E você, qual é sua torcida? Escreva para o e-mail abaixo e diga o que mais adora (ou detesta) ver na sua QUATRO RODAS todos os meses.
Zeca Chaves
Redator-chefe
zeca.chaves@abril.com.br