QUATRO RODAS de Novembro: os carros mais baratos de manter

Avaliamos 36 carros nas seis categorias mais vendidas do Brasil e revelamos quais tratam melhor seu bolso ao longo de um ano

 (Arte/Quatro Rodas)

A revista do mês de novembro da QUATRO RODAS traz a terceira edição do Menor Custo, uma reportagem especial na qual levantamos todos os gastos que um proprietário terá ao longo de um ano.

Foram analisados 36 carros nas seis categorias que mais vendem no Brasil. Para eleger os campeões, levamos em conta as despesas com seguro, combustível, documentação, impostos e manutenção.

O Ford Focus está dando as costas para o Brasil

O Ford Focus está dando as costas para o Brasil (Divulgação/Ford)

Também fizemos o comparativo de despedida do Ford Focus hatch, que sairá de linha em 2019 junto com seu irmão sedã. O modelo, inclusive, pode ter protagonizado a última disputa de hatches médios ao lado do Volkswagen Golf e Chevrolet Cruze Sport6.

Além disso, preparamos uma seleção eclética de reportagens para todos os gostos e bolsos:

  • Lamborghini Aventador SVJ: Prefere mais velocidade? Então acelere conosco a versão que transformou o esportivo no mais rápido da histórias da marca
  • BMW i8 Roadster: Menos rápido, mas muito mais silencioso, o conversível híbrido estreia no Salão do Automóvel para ser vendido só por encomenda. Dirigimos ele na Alemanha e contamos porque ele vai ser o queridinho do Instagram.
  • Mercedes-Benz Classe A Sedan: Também viajamos para os Estados Unidos para conhecer o inédito três-volumes compacto da marca. O modelo chega ao Brasil em 2019 vindo do México com motor feito em parceria com a Renault.
  • Guia de Usados: Agora, se o assunto é desempenho acessível, nada melhor que o Chevrolet Camaro usado. Conheça todas as dicas para comprar esse esportivo que pode ter preço de Corolla.
  • Toyota Hilux 2019 e Nissan Frontier Attack: Quem gosta de picapes poderá conferir os testes da dupla japonesa que estreia no salão com novidades no visual e até no local de fabricação.
  • Novo Honda HR-V: Testamos a versão reestilizada do SUV compacto, que mudou pouco para seguir forte no mercado brasileiro.
  • Longa Duração: E o que fazer quando fura o pneu? Realizamos um teste com nossa frota para saber qual é o melhor na hora desse imprevisto.

E MAIS: Correio Técnico, Via Expressa, Clássicos, Jeremy Clarkson, Produtos para Carro, Novas Tecnologias, Jeremy Clarkson, Autodefesa, Ranking de Testes, Top Ten…


Carta ao leitor 

O barato sai caro

Costumo contar aos amigos que eu tive uma Marea Weekend 2.4 20V que me deu duas alegrias na vida: no dia em que chegou em casa e no dia em que foi embora.

Eu adorava as acelerações brutais do seu motor de 160 cv, a suspensão firme e a posição de dirigir aconchegante. Ela era muito divertida ao volante. Seu consumo médio de 6 ou 7 km/l também fazia meu coração palpitar, mas por outra razão.

Ainda assim me mantive fiel à perua da Fiat. Quando o valor do seguro começou a quebrar o encanto, percebi que era hora de desfazer esse casamento, que durou felizes três anos.

Fiat Marea Weekend Marea Weekend: “A versão 2.4 20V me deu duas alegrias. Na hora da compra e na hora da venda”, conta Zeca Chaves

Marea Weekend: “A versão 2.4 20V me deu duas alegrias. Na hora da compra e na hora da venda”, conta Zeca Chaves (Acervo/Quatro Rodas)

Para mim, essa convivência não foi uma surpresa, pois sabia o que me esperaria depois de assinar o cheque. No entanto, muita gente que escolhe um automóvel novo acaba tendo uma surpresa desagradável ao descobrir no dia a dia gastos mais altos do que seu orçamento comporta.

É para esse público que nasceu a reportagem especial Menor Custo de Uso, que chega à sua terceira edição.

Nossa equipe fez o levantamento dos carros mais vendidos e elegeu o campeão da economia em seis categorias. Apuramos o custo que o dono terá na hora de fazer a documentação, o gasto com combustível em um ano de uso, o preço da revisão e o valor de seguro.

Ao final, você saberá exatamente quanto cada um dos 36 modelos pesquisados custa por mês para seus proprietários. Tudo para você não ter decepção após a compra.

O quê? Seu negócio não é preocupação com o bolso, mas sim com a adrenalina de acelerar fundo e sentir a emoção do corpo grudando no banco enquanto o velocímetro dispara escala acima? Também tem matéria para você.

Aos mais puristas, recomendo uma parada na página 70 para conhecer a estupidez dos 770 cv do motor V12 do Aventador SVJ, o modelo de rua mais rápido da Lamborghini e detentor do recorde (polêmico) em Nürburgring Nordschleife.

Para os moderninhos, a página 58 revela os segredos do BMW i8 Roadster, um conversível lindo, futurístico e… silencioso!

E se quando contei da minha antiga Marea bateu em você uma saudade do seu primeiro carro, aproveite a onda de nostalgia para relembrar a história do nosso primeiro Voyage.

Não importa qual é sua praia: este mês tem verão para qualquer tipo de andorinha.

Zeca Chaves
Redator-chefe
zeca.chaves@abril.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s