É compulsório: quem comprar um Fiat Pulse Audace 2025 estará levando pra casa um híbrido, o mais barato à venda hoje no Brasil; custa R$ 125.990. Na prática, é quase como um Pulse qualquer, porém mais econômico na cidade.
No passado, eram os pneus de baixo atrito e elementos aerodinâmicos o que reduziam o consumo. No caso dos novos Fiat Pulse e Fastback híbridos leves (MHEV), o que reduziu o consumo foi eliminar o motor de partida do motor 1.0 turbo flex e trocou o alternador por um motor-gerador, o BSG (Belt Starter Generator). É isso que os torna híbridos leves.
É essa peça que ajuda o carro a ficar até 11,5% mais econômico – no PBEV, do Inmetro. O BSG dá partida no motor de forma mais suave, é responsável por recarregar as baterias e ainda consegue poupar o esforço do motor térmico com seus 4 cv e 1 kgfm.
Evolução no consumo do Fiat Pulse T200 Hybrid
T200 | T200 Hybrid | Diferença | |
Consumo urbano com gasolina | 12 km/l | 13,4 km/l | 10,4% |
Consumo urbano com etanol | 8,5 km/l | 9,3 km/l | 9,4% |
Consumo rodoviário com gasolina | 14,6 km/l | 14,4 km/l | 1,4% |
Consumo rodoviário com etanol | 10,2 km/l | 10,2 km/l | igual |
O a 100 km/h com gasolina | 9,7 s | 9,7 s | igual |
O a 100 km/h com etanol | 9,4 s | 9,4 s | igual |
Isso, porém, não muda a entrega do motor 1.0 turbo, que segue com 130/125 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.750 rpm (antes, era a 1.700 rpm). E também mantém o câmbio CVT com simulação de sete marchas. O peso se manteve nos 1.234 kg e o desempenho é o mesmo: 0 a 100 km/h em 9,4 s e máxima de 189 km/h com etanol.
As economias do Pulse Audace, porém, não se limitam ao esforço do sistema híbrido leve.
Mas não é porque este Fiat Pulse é híbrido que a versão Audace passou a ter quadro de instrumentos digital. A fabricante apenas incluiu novas telas no computador de bordo para que o motorista possa acompanhar a regeneração e a entrega de força do motor-gerador, ou a carga da bateria extra instalada sob o banco do motorista.
A lista de equipamentos de série não tem mudanças. O Fiat Pulse Audace 2025 tem, de série, ar-condicionado automático, central multimídia de 10,1 polegadas, câmera de ré, chave presencial, sensor de estacionamento traseiro, carregador de smartphone por indução, bancos traseiros bipartidos, rodas de liga leve aro 16, volante em couro e partida remota.
Também não tem, portanto, direção com ajuste de profundidade, faróis de neblina, bancos de couro, assistente de permanência em faixa e frenagem de emergência, presentes apenas a partir da versão Impetus (R$ 140.990). Todos continuam com apenas quatro airbags.
Ficha técnica – Fiat Pulse Audace T200 Hybrid 2025
Motor: dianteiro, transversal, 4 cil, 16V, 999 cm³, turbo, injeção direta, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, CVT, com simulação permanente de 7 marchas
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freio: disco ventilado (dianteiro) tambor (traseiro)
Dimensões: comprimento, 410 cm; altura, 158 cm; entre-eixos, 253 cm; largura, 178 cm; porta-malas, 320 litros
Desempenho e consumo do Fiat Pulse Audace T200 Hybrid 2025
0 a 100 km/h: 9,7 s (gasolina) / 9,4 s (etanol)
Velocidade máxima: 187,0 s (gasolina) / 189,0 s (etanol)
Consumo PBEV
Urbano: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
Estrada: 14,4 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)