Ninguém freia a criatividade do brasileiro, é verdade. O programador Mateus Reis prova isso com seu carro: um VW Santana Quantum 1989 que agora é um carro autônomo – ou quase isso.
“Eu e meu sócio, Alan, temos uma empresa de programação e em julho tivemos a ideia de aproveitar a restauração da perua para modernizá-la e transformá-la em uma espécie de Tesla brasileiro”, conta Reis.
A Quantum, que já completou 35 anos, tem um valor sentimental para Reis, pois pertencia ao seu pai, falecido em 2012. “Rodavamos sempre com ele, porém, houve uma colisão frontal em 2018 e o carro acabou ficando parado por sete anos”, diz Reis.
Gastou só R$ 900?
A restauração começou pela parte da funilaria, afinal a Quantum estava bem danificada, em especial, na dianteira. E a primeira alteração tecnológica foi a introdução da partida remota por meio de um aplicativo.
“Mexi no sistema de arranque e na bobina do motor e assim consegui aposentar a chave física ao conseguir ligar o carro por meio de um comando no aplicativo”, conta Mateus. O motor 2.0, conhecido como AP-2000, é original e rende 112 cv e 17,3 kgfm combinado com a transmissão manual de cinco marchas.
O passo seguinte na transformação da perua em autônoma foi a instalação de três atuadores hidráulicos nos três pedais: embreagem, freio e acelerador. Eles são acionados por microcontroladores que, por sua vez, são comandados pelo app via comando de voz, como é possível conferir no vídeo abaixo.
“Também colocamos um volante inteligente, uma direção hidráulica comum equipada com um conjunto de engrenagem com um motor elétrico, devidamente controlado pelo computador”, conta Mateus. Essa etapa foi retratada no vídeo intitulado episódio 4 no perfil do instagram da empresa de programação de Mateus e Alan.
Segundo Mateus, ele pretende lançar novos episódios e a próxima etapa é instalar uma câmera com visão computacional que irá permitir que a perua “dirija sozinha” sem a necessidade de um roteiro pré-programado no app.
O mais incrível nessa empreitada é o valor gasto: R$ 900. “Ainda falta um pouco para chegarmos a automação completa, a perua só anda em primeira marcha por enquanto, mas a intenção é ser um projeto de baixo custo mesmo”, diz Mateus.
A previsão é que o protótipo esteja completamente autônomo até o fim do primeiro semestre de 2025. Mateus também pretende finalizar a primeira versão do kit adaptativo que terá, segundo ele, a função de transformar qualquer qualquer carro em autônomo. Elon Musk que se cuide.