Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Primeiro entreposto de carga elétrica é instalado no Brasil

Fruto da parceria com a EDP, ele fica na Universidade de São Paulo

Por Por Isadora Carvalho
Atualizado em 9 nov 2016, 12h05 - Publicado em 8 out 2012, 14h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • geral

    Com certeza a abertura do primeiro eletro-posto de recarga rápida do Brasil, localizado no estacionamento do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo, não foi motivada por demanda do serviço. O projeto é resultado da parceria da universidade com a concessionária de energia EDP, a Efacec e a Fundação Instituto de Administração (FIA). O aparelho tem capacidade de recarregar 80% da bateria de um veículo elétrico em 30 minutos, tendo em vista que esse tempo é em uma situação de bateria completamente descarregada.

    Acompanhamos a primeira recarga de um carro elétrico utilizando o eletroposto. Novidades por aqui, os carregadores já são realidade na Europa e nos Estados Unidos. “A ideia é verificar se nossa rede de energia está preparada para essa tecnologia, pois, diferentemente dos carregadores convencionais, o sistema de carga rápida, além de necessitar de mais que o triplo de energia, atuará durante o dia, quando a rede está em plena atividade”, diz Vítor Gardiman, gestor executivo da EDP, concessionária de energia patrocinadora do projeto.

    O Mitsubishi i-MiEV foi o modelo escolhido para protagonizar o primeiro teste. Ele chegou com 45% de carga e levou 14 minutos para atingir 80% da capacidade das baterias. “Ele não ultrapassa esses 80% de armazenamento para não causar danos à bateria do veículo, pois a potência é de 50 kW. Em um carregador convencional, o valor é de 7 kW”, diz José Carlos Santana, gerente comercial da Efacec, empresa que fornece o aparelho e é responsável por sua instalação no Instituto de Eletrotécnica e Energia.

    A empresa Sinapsis acompanhará os impactos do sistema de recarga rápida na rede elétrica de São Paulo. “É apenas um primeiro passo, mas acreditamos que esse sistema se adaptará bem a nossa rede e será a solução para a única barreira que existe para a aceitação dos carros elétricos, a autonomia”, diz o professor da FIA Paulo Feldmann.

    Segundo os idealizadores do projeto, todas as montadoras que possuem modelos elétricos serão convidadas a utilizar o eletroposto, inclusive a Nissan, que possui duas unidades do Leaf rodando como táxi em São Paulo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.