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Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid é o mais potente e rápido da história

São mais de 780 cv de potência e um 0 a 100 km/h feito em menos de três segundos, graças aos motores V8 biturbo e elétrico

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jul 2024, 10h00
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid (Divulgação/Porsche)
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O novo Porsche Panamera foi apresentado no final de 2023 e já está garantido para chegar ao Brasil ainda em 2024. Mesmo assim, algumas versões ainda eram mantidas em segredo – mas foram reveladas agora. Uma delas é a mais poderosa de todas, a Turbo S E-Hybrid, que estreia com os títulos de Panamera mais rápido e potente da história.

Já aos números logo de cara, o novo Panamera Turbo S E-Hybrid é um híbrido plug-in, ou seja, que necessita de recargas em redes externas. Ele combina um motor V8 4.0 biturbo de 600 cv a um elétrico de 190 cv. Juntos, eles rendem até 782 cv de potência e 101,9 kgfm de torque. Ou seja, 82 cv e 13,3 kgfm a mais do que seu antecessor.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid (Divulgação/Porsche)

Unido ao câmbio PDK de dupla embreagem com nove marchas, que foi “significativamente melhorado”, segundo a Porsche, ele vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e pode chegar aos 325 km/h, também de acordo com a marca. Uma melhora de 0,2 segundo na aceleração e de 13 km/h na velocidade máxima.

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A bateria que alimenta o motor elétrico é a mesma da versão mais barata, E-Hybrid, com 25 kWh de capacidade. Na versão inferior, a marca declara alcance elétrico de 96 km. Mas ainda não há dados sobre alcance da nova versão topo de linha, tampouco a potência máxima para recarga.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid (Divulgação/Porsche)

Se ele surpreende na mecânica, não tem grandes novidades no visual, que é muito parecido com o da versão Turbo E-Hybrid. Na dianteira, o para-choque tem aberturas mais generosas e dotadas de diversos radares que fazem funcionar os sistemas semiautônomos. A traseira ostenta quatro saídas de escape e, as laterais, têm rodas de 21 polegadas com trava central.

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De série, há suspensão hidráulica ativa, que opera eletronicamente para cada amortecedor, além de eixo traseiro com esterçamento e freios de cerâmica (com discos de 440 mm na dianteira e 410 mm na traseira).

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid (Divulgação/Porsche)

Considerando o lançamento das versões de entrada para este ano no Brasil, é possível esperar pelo novo Panamera Turbo S E-Hybrid para 2025, embora a marca ainda não tenha confirmado sua vinda.

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