Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Porsche garante: 911 terá motor a combustão até quando for possível

Porsche irá transformar todos seu modelos em carros elétricos, exceto o 911 que manterão o motor a combustão

Por Rafael Sommadossi
29 jul 2023, 09h41

A Porsche revelou sua estratégia para o futuro, na qual planeja eletrificar grande parte de sua linha de veículos. Porém, a empresa surpreendeu ao anunciar que o Porsche 911 continuará com motor à combustão por um período de tempo ainda significativo, mesmo com a evolução da eletrificação.

Karl Dums, responsável pelo desenvolvimento de e-fuels na Porsche, reconhece que a prioridade da montadora é a transição para motores elétricos. No entanto, destaca que o objetivo é manter o Porsche 911 com seu motor a combustão “o maior tempo possível”. A próxima atualização da geração 992 do Porsche 911 está programada para ocorrer ainda este ano, e rumores apontam para a introdução de uma versão híbrida plena (de carregamento automático).

A Porsche tem como meta que os veículos elétricos representem 80% de seu volume de vendas até o ano de 2030. Considerando que o Porsche 911 representou 13% das vendas da montadora em 2022, essa meta parece possível, uma vez que todos os outros carros além do 911 serão veículos elétricos.

Porsche
Porsche Taycan e 911 (Divulgação/Quatro Rodas)

Após o Taycan, lançado em 2019, os próximos carros elétricos da Porsche serão os novos718 Boxster/Cayman, seguidos pelos SUVs Macan e Cayenne. Embora a Porsche planeje manter o Macan e o Cayenne com motores de combustão em produção por alguns anos, está ciente de que todos os modelos movidos a combustão, exceto o 911, terão seu fim até 2030.

Compartilhe essa matéria via:

Para estender a vida útil do motor a combustão e, ao mesmo tempo, avançar em sua estratégia de sustentabilidade, a Porsche está investindo em gasolina sintética. Esse é um avanço que a montadora mantém separada de seus planos de eletrificação. A expectativa é de que a União Europeia permita a venda de veículos a combustão utilizando e-fuels após o ano de 2035.

Continua após a publicidade

Atualmente os e-fuels têm sido aplicados principalmente em setores como aviação e veículos pesados, mas a Porsche e outras marcas, como Ferrari, Morgan e BAC, têm demonstrado interesse em utilizar essa tecnologia em seus carros esportivos de alto desempenho.

Uma das grandes vantagens dos e-fuels é a possibilidade de serem neutros em carbono. Nesse sentido, a Porsche já destinou mais de US$ 100 milhões para investir na empresa de energia HIF Global do Chile, que planeja construir a maior fábrica de e-fuels do mundo em Matagorda, Texas, com início previsto para 2024. Mesmo assim, a grande maioria das principais montadoras do setor automobilístico continua a investir massivamente na eletrificação. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.