Esse é nada mais nada menos que o Porsche 911 mais insano já feito. Mais do que isso, ele é exclusivo para as pistas, mas nunca poderá participar de uma corrida oficial. Isso porque a montadora decidiu pegar o 911 GT3 R, que é oficialmente usado em competições, e ignorar qualquer norma imposta pela FIA.
E assim nasceu o 911 GT3 R Rennsport. Ele pega tudo de bom que o carro oficial tem e eleva isso à máxima potência. Quer um bom exemplo? O motor seis cilindros 4.2 pode chegar aos 9.400 rpm e gerar até 619 cv, enquanto a versão mais contida para nos 585 cv. Outro detalhe é que ele não vem com silenciador, que pode ser adicionado como item opcional. Mas para que?
Para atingir tamanha potência, o motor passou por algumas modificações. Os pistões e árvores de cames foram especialmente desenvolvidos para essa versão. Esse modelo também pode rodar com combustíveis E25, como bioetanol e combustíveis sintéticos (e-Fuel). Isso significa que além de muito rápido, ele também poderá ser neutro em carbono.
Já a transmissão não sofreu grandes alterações e continua sendo sequencial e de seis marchas, além de usar as mesmas relações do GT3 R que correu em Daytona. A suspensão é do tipo multilink nas rodas traseiras e de braço duplo na frente. A Porsche usou amortecedores KW, que podem ser ajustados em cinco direções diferentes e tem função de sopro.
Os freios são AP monobloco feitos de alumínio e com pastilhas com placas de suporte feitas de titânio, para reduzir a massa não suspensa em cerca de 1 kg. No geral, esse 911 é bem leve, pesando apenas 1.240 kg. Claro que a tração é sempre traseira.
O 911 GT3 R Rennsport também ganhou rodas exclusivas BBS de 18’’, que são calçadas por pneus Michelin especiais. Eles têm paredes laterais mais grossas, que ajudam a contrabalancear os efeitos da aerodinâmica pesada do carro. Além disso, eles têm melhor aquecimento e dirigibilidade.
Fique tranquilo que não nos esquecemos dela. Provavelmente você notou que esse 911 tem um detalhe muito peculiar na carroceria. A asa traseira é gigantesca, muito maior que a do GT3 R original. De acordo com a Porsche, ela gera tanta força descendente que foi necessário instalar dois suportes laterais extras para compensar. Mas sua escolha não foi por acaso.
A asa é fortemente inspirada no 935 do final da década de 70. Esse modelo corria pela equipe Brumos Porsche e foi o responsável por dar à montadora alemã seu sétimo título geral em Le Mans, no ano de 1978.
O aerofólio é tão grande que pode até ter tirado a sua atenção de outros detalhes. Os retrovisores, por exemplo, são substituídos por câmeras. Já do lado de dentro, o motorista anda sozinho, já que a gaiola de proteção não permite um segundo assento. A iluminação interna também é inteira customizável, assim como os faróis.
Se você tiver dinheiro suficiente e acesso fácil a uma pista de corrida, pode preparar o bolso para gastar US$ 1.046.000, que na conversão direta dá cerca de R$ 5.230.000. Mas se prepare para uma grande concorrência, pois a Porsche produzirá apenas 77 unidades desse 911 ultra raro.