Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Picape Renault Niagara estreia em 2026 e irá conviver com a Oroch

Futura picape intermediária será produzida na Argentina e pode contar com motor híbrido

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 18 nov 2024, 17h14 - Publicado em 18 nov 2024, 17h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Renault tem planos diferentes para a fábrica em Córdoba (Argentina). O complexo recebeu um investimento de US$ 350 milhões para começar a montar veículos com a plataforma RGMP do Kardian. Porém, ao invés de ter automóveis como o SUV compacto, a linha de montagem focará na montagem de utilitários leves e, entre eles, estará a Niagara.

    Esta futura picape de meia tonelada foi antecipada por conceito e será lançada em 2026. De acordo com Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina, a fabricante começará a mexer na fábrica este ano e o início da produção em série está previsto para o segundo semestred e 2026, com a meta de chegar a 65 mil unidades produzidas anualmente.

    Renault Niagara Concept

    O executivo conversou com o jornal argentina La Nacion, revelando mais detalhes sobre o projeto e os bastidores da decisão de montá-la. Quando assumiu o cargo de CEO para o país vizinho, Sibilla teve que decidir qual seria o foco da fábrica e a escolha foi se especializar em utilitários, evitando concorrência com o trabalho feito em São José dos Pinhais (PR).

    Continua após a publicidade

    Sibilla revelou algo importante. Embora tenha nascido como uma sucessora para a Oroch, a Niagara não irá mais aposentar o modelo atual. “O projeto [Niagara] não vai ser um sucessor da Oroch, ambas podem coexistir. Não sabiamos antes, o produto ainda não existia”, explica o executivo.

    Compartilhe essa matéria via:

    Embora estejam chamando de Niagara, este não será o nome final do veículo. O design final já foi aprovado e a Renault começará a fazer as primeiras mulas no ano que vem. É um projeto exclusivo para a Argentina, sendo produzido somente por lá.

    Continua após a publicidade

    Renault Niagara Concept

    Será um veículo extremamente importante para a operação argentina, com cerca de 70% da produção destinada para outros mercados. Inicialmente, chegará a toda a América Latina, mas a Renault não descarta outras regiões. Uma das possibilidades é a África do Sul, que tinha planos receber a Oroch atual.

    Continua após a publicidade

    A expectativa é que a Niagara receba uma opção híbrida, para diferenciá-la no segmento e aumentar o volume de produção do sistema eletrificado feito pela Horse. Uma possibilidade é que utilize o novo conjunto que a Horse está fornecendo para outras empresas, usando um motor elétrico para mover o veículo e com o 1.0 turbo servindo de gerador de energia para a bateria.

    Conviver com a Oroch seria possível caso a Niagara mantenha as medidas do conceito, com 4,90 metros de comprimento, 20 cm a mais do que a picape atual. Além disso, o posicionamento pode ser diferente, com a Oroch servindo como uma opção de trabalho e a Niagara buscando quem quer uma caminhonete mais sofisticada.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.