A Renault tem planos diferentes para a fábrica em Córdoba (Argentina). O complexo recebeu um investimento de US$ 350 milhões para começar a montar veículos com a plataforma RGMP do Kardian. Porém, ao invés de ter automóveis como o SUV compacto, a linha de montagem focará na montagem de utilitários leves e, entre eles, estará a Niagara.
Esta futura picape de meia tonelada foi antecipada por conceito e será lançada em 2026. De acordo com Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina, a fabricante começará a mexer na fábrica este ano e o início da produção em série está previsto para o segundo semestred e 2026, com a meta de chegar a 65 mil unidades produzidas anualmente.
O executivo conversou com o jornal argentina La Nacion, revelando mais detalhes sobre o projeto e os bastidores da decisão de montá-la. Quando assumiu o cargo de CEO para o país vizinho, Sibilla teve que decidir qual seria o foco da fábrica e a escolha foi se especializar em utilitários, evitando concorrência com o trabalho feito em São José dos Pinhais (PR).
Sibilla revelou algo importante. Embora tenha nascido como uma sucessora para a Oroch, a Niagara não irá mais aposentar o modelo atual. “O projeto [Niagara] não vai ser um sucessor da Oroch, ambas podem coexistir. Não sabiamos antes, o produto ainda não existia”, explica o executivo.
Embora estejam chamando de Niagara, este não será o nome final do veículo. O design final já foi aprovado e a Renault começará a fazer as primeiras mulas no ano que vem. É um projeto exclusivo para a Argentina, sendo produzido somente por lá.
Será um veículo extremamente importante para a operação argentina, com cerca de 70% da produção destinada para outros mercados. Inicialmente, chegará a toda a América Latina, mas a Renault não descarta outras regiões. Uma das possibilidades é a África do Sul, que tinha planos receber a Oroch atual.
A expectativa é que a Niagara receba uma opção híbrida, para diferenciá-la no segmento e aumentar o volume de produção do sistema eletrificado feito pela Horse. Uma possibilidade é que utilize o novo conjunto que a Horse está fornecendo para outras empresas, usando um motor elétrico para mover o veículo e com o 1.0 turbo servindo de gerador de energia para a bateria.
Conviver com a Oroch seria possível caso a Niagara mantenha as medidas do conceito, com 4,90 metros de comprimento, 20 cm a mais do que a picape atual. Além disso, o posicionamento pode ser diferente, com a Oroch servindo como uma opção de trabalho e a Niagara buscando quem quer uma caminhonete mais sofisticada.