A primeira picape média da JAC Motors já iniciou pré-venda no Brasil e o grande trunfo da JAC Hunter é ser a maior da categoria.
Porém, como fica a questão da segurança? Conforme o que foi revelado até agora a picape contará com sistemas ativos de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa. E em termos de segurança passiva a picape parece passar com louvor, pelo menos foi o que apontou um órgão independente de segurança australiano, o ANCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos da Australia).
A picape foi submetida há alguns crash-tests e obteve a nota máxima de segurança alcançando as cinco estrelas. O teste já seguiu os critérios mais rigorosos de segurança que estrearam em 2023. A avaliação atual inclui pontuação para detecção de motociclistas e cruzamentos traseiros, sistemas de monitoramento do motorista e por quanto tempo a eletrônica funciona após o veículo ser submerso na água, entre outras mudanças.
A JAC Hunter obteve pontuação máxima em proteção ao motorista nos testes de impacto frontal de largura total, impacto lateral, impacto lateral distante e efeito chicote. Um resultado marginal foi alcançado para a eficácia dos cintos de segurança e airbags no teste frontal de largura total, enquanto a proteção do tórax do passageiro traseiro também foi avaliada como marginal.
A ANCAP afirma que há “espaço para melhorias” na “compatibilidade de colisão” da picape da JAC em uma colisão frontal com outro veículo, com uma alta penalidade de 6,22 pontos aplicada. A rival Mitsubishi L200 Triton, também vendida por lá, obteve 3,16 pontos nesta prova.
No entanto, foram obtidas notas máximas para a proteção de crianças em impactos frontais e laterais. Mas, o assento central não oferece ponto de fixação e a ANCAP não recomenda a instalação de cadeirinhas neste assento.
No geral, a JAC Hunter obteve 85% de pontuação em proteção de ocupantes adultos, 87% em proteção de ocupantes infantis, 87% para pedestres e 89% em assistência de segurança.
Pontuações mínimas de 80%, 80%, 70% e 70% são necessárias, respectivamente, para obter uma classificação de cinco estrelas segundo os critérios mais recentes do ANCAP.
A picape da JAC começará a ser vendida na Austrália em breve e todas as versões serão equipadas com o mesmo conjunto mecânico que a Hunter terá no Brasil: o 2.0 turbodiesel de 191 cv e 46,9 kgfm, acoplado ao câmbio automático de oito marchas com tração 4×4 com reduzida.