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Picape JAC Hunter alcança cinco estrelas em crash-test australiano

Modelo que está em pré-venda no Brasil recebeu classificação máxima em segurança do órgão australiano ANCAP para proteção de adultos, crianças e pedestres

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 set 2024, 10h36 - Publicado em 10 set 2024, 09h00
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  • A primeira picape média da JAC Motors já iniciou pré-venda no Brasil e o grande trunfo da JAC Hunter é ser a maior da categoria. 

    Porém, como fica a questão da segurança? Conforme o que foi revelado até agora a picape contará com sistemas ativos de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa. E em termos de segurança passiva a picape parece passar com louvor, pelo menos foi o que apontou um órgão independente de segurança australiano, o ANCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos da Australia). 

    A picape foi submetida há alguns crash-tests e obteve a nota máxima de segurança alcançando as cinco estrelas. O teste já seguiu os critérios mais rigorosos de segurança que estrearam em 2023. A avaliação atual inclui pontuação para detecção de motociclistas e cruzamentos traseiros, sistemas de monitoramento do motorista e por quanto tempo a eletrônica funciona após o veículo ser submerso na água, entre outras mudanças.

    JAC HUNTER CRASH 2

    A JAC Hunter obteve pontuação máxima em proteção ao motorista nos testes de impacto frontal de largura total, impacto lateral, impacto lateral distante e efeito chicote. Um resultado marginal foi alcançado para a eficácia dos cintos de segurança e airbags no teste frontal de largura total, enquanto a proteção do tórax do passageiro traseiro também foi avaliada como marginal.

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    JAC HUNTER CRASH 4

    A ANCAP afirma que há “espaço para melhorias” na “compatibilidade de colisão” da picape da JAC em uma colisão frontal com outro veículo, com uma alta penalidade de 6,22 pontos aplicada. A rival Mitsubishi L200 Triton, também vendida por lá, obteve 3,16 pontos nesta prova.

    No entanto, foram obtidas notas máximas para a proteção de crianças em impactos frontais e laterais. Mas, o assento central não oferece ponto de fixação e a ANCAP não recomenda a instalação de cadeirinhas neste assento. 

    JAC HUNTER CRASH 3

    No geral, a JAC Hunter obteve 85% de pontuação em proteção de ocupantes adultos, 87% em proteção de ocupantes infantis, 87% para pedestres e 89% em assistência de segurança.

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    JAC HUNTER CRASH 5

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    Pontuações mínimas de 80%, 80%, 70% e 70% são necessárias, respectivamente, para obter uma classificação de cinco estrelas segundo os critérios mais recentes do ANCAP.

    JAC HUNTER CRASH 6

    A picape da JAC começará a ser vendida na Austrália em breve e todas as versões serão equipadas com o mesmo conjunto mecânico que a Hunter terá no Brasil: o 2.0 turbodiesel de 191 cv e 46,9 kgfm, acoplado ao câmbio automático de oito marchas com tração 4×4 com reduzida.

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