Quem conhece sabe que por si só os monster trucks já são impressionantes. Essas caminhonetes gigantes são especialmente modificadas para passar por cima de qualquer coisa que esteja em seu caminho. Mas mesmo para esse universo de exageros, o Monstermax 2 consegue sair totalmente da curva.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Esse nada mais é do que um dos maiores — se não o maior — caminhão-monstro do mundo. A ideia surgiu do youtuber Cody Detwiler, conhecido na internet como WhistlinDiesel. E sim, como o nome sugere, esse não é o primeiro Monstermax criado por ele.
Para a segunda versão do seu monster truck, o americano decidiu ir ao extremo. Começando pelos pneus Goodyear OPTITRAC LSW 1400 / 30R46, projetados para trabalhos agrícolas, cada um pesa mais de 680 kg.
Os mais parrudos são os eixos, que juntos somam cerca de 11,8 toneladas. Para fixar as rodas especialmente modificadas nessas estruturas, foram usados 36 porcas de roda em cada um, o que para o criador foi muito.
Claro que os motores também são exageradamente potentes. O par de propulsores a diesel Duramax, produzido pela DMAX (joint venture formada pela GM e a Isuzu) gera aproximadamente 710 cv cada e são alimentados por um tanque de combustível de 75 litros. Além disso, o Monstermax 2 tem ainda duas transmissões e incontáveis coolers para resfriá-las.
Infelizmente, nem tudo pode ser perfeito. Detwiler ficou um pouco decepcionado por não encontrar a buzina perfeita. Ao invés de uma grande corneta de navio cargueiro ou cruzeiro, ele teve que se contentar com a de um barco de guerra. “É meio baixo”, reclama o construtor depois de tocar a buzina.
Claro que o caminhão precisa ser funcional. Para isso, foi instalado um gancho que aguenta 1.360 kg. Detwiler conta que essa foi a primeira peça comprada para montar o Monstermax 2, junto do par de eixos.
Ao todo, estima-se que o Monstermax 2 pese mais ou menos 22,6 toneladas. Só de solda, o criador calcula que foram necessários mais de 450 kg. Quanto a altura, em uma estimativa feita pelo site Motor Trend, é provável que ele tenha, pelo menos, 4,2 m. O cálculo foi feito baseando-se na altura de Detwiler, que tem mais ou menos 1,80 m.
Os números oficiais ainda não foram registrados. Atualmente, o recorde do Guinness pertence ao também americano, Bob Chandler e seu caminhão Bigfoot 5, com 4,72 metros de altura e 17.232 kg.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.