A Peugeot conseguiu manter em segredo que cogitou lançar um 208 Cabriolet por mais de uma década. Agora, o protótipo desse projeto foi revelado ao mundo ao integrar o acervo do Musée De L’Aventure Peugeot, em Sochaux, França.
O desenvolvimento deste projeto foi denominado como “A97”, e começou a ser planejado em 2007, cinco anos antes do lançamento do Peugeot 208 original, lançado em 2012. O único protótipo real ficou escondido por anos por anos, mas nunca teve sua produção aprovada.
O carro tem particularidades interessantes, como a capota de lona. É bem diferente do projeto dos seus antecessores, o 206 CC e o 207 CC, que apresentavam uma capota rígida retrátil. O objetivo era aproveitar os benefícios em termos de espaço, custos e peso.
O protótipo exibido revela que a utilização de uma capota de lona tradicional permitiria proporções mais equilibradas e maior espaço interno, especialmente para os passageiros traseiros. O teto de lona vermelha do protótipo combinava com o interior de couro vermelho.
A estrutura básica do Peugeot 208 Cabriolet seria compartilhada com o hatch duas portas, reduzindo custos de desenvolvimento. No entanto, o protótipo apresentava uma traseira com sua própria tampa do porta malas e para-choque traseiro exclusivo.
O projeto foi arquivado em 2011 devido a uma reestruturação e racionalização feita pelo Grupo PSA na época, em favor do DS3 Cabrio, que usava a mesma plataforma do 208. Só que o DS3 Cabrio tinha apenas um teto de lona e mantinha colunas e janelas da versão convencional.
Comparativamente, o investimento necessário para produzir o DS3 Cabrio foi inferior ao do Peugeot 208 Cabriolet, resultando em uma economia considerável. E também era mais caro, o que acabava compensando o potencial de vendas limitado de um conversível urbano.