Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Os desafios da publicidade

"Há 20 anos, em Cannes, ficavam uns 600 na sala de anúncios de carros. hoje, ficam poucos"

Por Redação
Atualizado em 9 nov 2016, 14h10 - Publicado em 19 nov 2014, 23h42
revista

Alexandre Gama: CEO da Neogama/BBH e Chief Creative Officer do Grupo BBH

Mario D´Andrea: presidente e Chief Creative Officer da Dentsu

Os tempos mudaram para quem trabalha com publicidade automotiva. Dirigir nas grandes cidades está cada vez menos divertido e os jovens não sonham avidamente em ter um carro ao fazer 18 anos, como era no passado. A adaptação aos dias de hoje foi o tema do painel com Alexandre Gama, CEO da Neogama/BBH, e Mario D’Andrea, presidente da Dentsu, mediado por Alexandre Caldini, presidente da Editora Abril. “Desde que entrei no mercado, convivo com a palavra crise”, disse Gama. D’Andrea também fala com tranquilidade do momento e dá a dica: “Quem constrói marca acumula gordura para a era de crise. Dessa forma, navega-se melhor por ela”.

Os publicitários ressaltaram a importância de resgatar a paixão pelo automóvel, criar uma relação baseada no desejo. Gama confia que o segredo para chegar lá “é descobrir o que o consumidor quer, não o que ele diz que quer”. O publicitário respeita as clínicas com clientes, mas alerta para o fato de que “há muitas outras coisas envolvidas nas respostas. Não se deve confiar na literalidade delas.” D’Andrea pensa do mesmo jeito: “O princípio é tirar do consumidor o que ele não fala”.

Uma das dificuldades de hoje é que os jovens “se encontram” pelas redes sociais, sem necessidade de locomoção. Isso reduziu a importância do automóvel. Assim, os novos tempos exigem novas atitudes. Mas, com o mercado em crise, as ações de publicidade tendem a se concentrar no varejo e não na construção da marca, e isso envolve riscos. “Carro é realização de um sonho e, na disputa de varejo, perde-se isso”, concorda o presidente da Dentsu.

Continua após a publicidade

Ficou claro ainda que o setor deve ficar cada vez melhor para o SUV. D’Andrea destaca a sensação de segurança proporcionada pelo seu porte. Gama, para a facilidade de andar sobre piso ruim: “Quanto piores os caminhos, melhor a aceitação dos SUVs”.

Leia mais:

Caminho pronto para crescer

SUV, carro chamado desejo

Crescimento à frente

Continua após a publicidade

Jörg Hofmann: “Luxo seria não investir aqui”

Jeep aposta tudo no Brasil

O futuro do carro de entrada

Sem crise pela frente

A nova cara chinesa

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.