Os apaixonados por carros já sabem: a cada dois anos, as principais novidades da indústria automotiva são exibidas no Salão do Automóvel de São Paulo. Realizada desde 1960, a feira é palco de lançamentos mundiais e também abre espaço para os carros-conceito. Embora a maioria dos protótipos venha de outros países, projetos 100% brasileiros também fizeram bastante sucesso nas 29 edições do Salão.
MINI-PUMA
O Mini Puma foi uma das estrelas do Salão do Automóvel de 1974. Por baixo da carroceria com formas pouco comuns para a época estava um ambicioso projeto de carro urbano. O motor era um 760 cm3 de dois cilindros horizontais e opostos, que entregava aproximadamente 30 cv a 4.500 rpm.
O câmbio manual tinha a quarta marcha propositalmente longa para reduzir o consumo de combustível, estimado em até 20 km/l pela fabricante. Essa marca daria ao pequeno Puma uma autonomia de quase 600 quilômetros. Sem apoio do governo federal, a Puma foi forçada a desistir do projeto.
VW PARATI EDP
Pouca gente se lembra, mas houve um tempo em que outro evento acontecia nos anos ímpares, ou seja, quando não havia Salão do Automóvel. O Brasil Motor Show de 1997 foi o palco da apresentação da Parati EDP (de Engineering Design Prototype), exemplar único inspirado nos bólidos da DTM, a categoria alemã de carros de turismo.
Os para-choques foram integrados à carroceria e a lateral foi alargada com apliques feitos de fibra de carbono. O motor 2.0 16V utilizado originalmente no Gol GTI 16V saltou dos 145 cv originais para aproximadamente 200 cv. As rodas de liga leve da alemã BBS exigiram o desenvolvimento de cubos de rodas, discos de freio e pinças exclusivas para o projeto.
CHEVROLET PRISMA Y
Apresentado em 2004, o Ford EcoSport rapidamente virou um sucesso de vendas. Diante do sucesso da concorrência, a Chevrolet revelou um estudo de SUV compacto no Salão do Automóvel de 2006. Desenvolvido no então recém-criado estúdio de design da GM América Latina, localizado em São Caetano do Sul (SP), o Prisma Y foi baseado na primeira geração do Prisma.
Alguns detalhes de design aproximavam o sedã do carro-conceito, bem como o motor 1.4 Econoflex de até 97 cv. Rumores indicavam que uma versão definitiva do Prisma Y substituiria o antigo Chevrolet Tracker, o que não se concretizou.
FIAT FCC ADVENTURE
Desenvolvido por profissionais da filial brasileira, o FCC (de Fiat Concept Car) Adventure era um cupê concebido para encarar desafios no fora-de-estrada.
Além da chamativa cor laranja, as rodas de 18 polegadas e a grade cromada (que seria aproveitada na reestilização promovida na Palio Adventure em 2008) também atraíram olhares para o estande da marca italiana.
CHEVROLET GPiX
O Salão do Automóvel de 2008 foi o palco da revelação do Chevrolet GPiX. O crossover compacto tinha um design moderno e carroceria de duas portas.
“Trata-se de um conceito que poderá resultar, no futuro, no desenvolvimento de vários modelos a partir de uma mesma arquitetura”, afirmou o então presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila. O executivo tinha razão: do protótipo nasceu o Agile, hatchback de visual controverso que teve vida curta no país.
FIAT BUGSTER
A edição de 2010 trouxe o segundo carro-conceito desenvolvido pela Fiat em Betim (MG). Também conhecido como FCC 2, o Bugster (junção dos nomes “Buggy” e “Monster”) já acompanhava a tendência de sustentabilidade. Construída sobre um chassi tubular, a carroceria era feita com um tipo de plástico composto de polímeros feito de materiais recicláveis e fibra de carbono.
O capô era produzido com fibra de sisal e nanoargila e 30% da composição dos bancos tinham óleo de fritura. Assim como a maioria dos elétricos atuais, o Bugster era impulsionado por baterias de íon-lítio, oferecendo autonomia de aproximadamente 100 quilômetros.
FIAT UNO CABRIO
O Bugster podia ser o carro-conceito mais diferente da Fiat em 2010, mas um outro estudo roubou a cena. Além de belo, o Uno Cabrio tinha uma surpresa das melhores debaixo do capô: um motor 1.4 turbo de 152 cv, o mesmo utilizado no Punto T-Jet.
Os para-choques foram redesenhados, assim como as lanternas translúcidas. Um par de santantônios atrás dos bancos do tipo concha e a ponteira central de escapamento completavam o visual. A lista de acessórios esportivos incluía ainda volante de base achatada (vindo do Fiat 500), rodas de liga leve de 16 polegadas calçadas com pneus de perfil baixo e indicador da pressão do turbo.
VW SAVEIRO ROCKET
Seis anos atrás, a VW transformou a Saveiro em um conceito bastante especial. Definida como a “realização de um sonho” pelo então chefe de design da empresa, Luiz Veiga, a Saveiro RockeT tinha um motor 1.4 turbo de 122 cv, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas. Dados informados pela VW indicavam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, atingindo a velocidade máxima de 200 km/h.
Outro ponto forte era o design: a RockeT vinha com pintura exclusiva, caçamba com cobertura rígida, rodas de liga leve de 18 polegadas tingidas de preto e santantônio. Por dentro, a picape trazia bancos esportivos do Golf R32, manopla de câmbio do Golf GTI e vários detalhes pintados de vermelho.
RENAULT SAND`UP CONCEPT
O então recém-lançado Sandero Stepway serviu de base para o Sand’Up Concept. Primeiro projeto desenvolvido pelo Centro de Design da Renault na América Latina, localizado em São Paulo (SP), o carro era bastante versátil.
Bastava retirar o par de arcos e o teto para transformá-lo de hatch para picape. As portas de vidro também davam um ar futurista ao protótipo revelado durante o Salão de 2008.
FIAT FCC 4
Antes do Salão de 2014, informações de bastidores davam conta que a Fiat estava, enfim, preparando o lançamento de uma picape média no Brasil. A confirmação veio no próprio evento na forma do FCC 4.
Embora tivesse cara de cupê pela existência de um vidro na parte traseira, o protótipo antecipava parte das linhas definitivas da Toro, que seria lançada apenas no começo de 2016.
NISSAN KICKS CONCEPT
A última edição do Salão trouxe uma revelação mundial no estande da Nissan, com direito até à apresentação conduzida pelo CEO da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn. O Kicks Concept foi desenvolvido no centro de estilo da marca em San Diego, na Califórnia, com auxílio dos profissionais de design da Nissan do Brasil.
De acordo com a empresa, a carroceria em dois tons (cinza com teto laranja) é fruto da paisagem cinzenta da cidade de São Paulo com a profusão de cores vibrantes do Rio de Janeiro. Discurso de marketing à parte, o conceito serviu de inspiração para a versão definitiva do Kicks – que ficou bastante parecida com o estudo de estilo mostrado em 2014.