Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Onix despenca em fevereiro; sedãs japoneses sobem

Corolla e Civic contrariaram tendência do mercado nacional

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h22 - Publicado em 3 mar 2015, 15h50
fabricantes

De modo geral, o mercado automotivo brasileiro vive um momento de baixa, com consecutivas quedas no número mensal de veículos vendidos. Em fevereiro, de acordo com o relatório da Fenabrave, a retração foi de 27,28% na comparação com o mesmo mês em 2014. Alguns modelos simbolizam esse momento negativo, mas outros surpreenderam e, mesmo em uma situação adversa, viram seus números crescerem.

Em baixa:

Chevrolet Onix – parecia bom demais para ser verdade. O Onix fechou o mês de janeiro na segunda colocação geral, com uma distância consideravelmente pequena em relação ao líder Palio. Em fevereiro, porém, o hatch perdeu muito espaço: de 13.462 emplacamentos para 6.914, de modo que foi ultrapassado pela picape Strada e, até mesmo, pelo Fox.

Continua após a publicidade

Chevrolet Prisma – o ano começou positivo para o sedã, liderando o segmento com 7.771 unidades em janeiro. Fevereiro viu uma retração geral entre os sedãs compactos (apenas o Etios Sedan subiu), mas, no caso do Prisma, a queda foi mais acentuada. Com 4.759 exemplares negociados, ficou atrás do Siena, que registrou 5.033 exemplares.

Ford Ecosport – será que a iminente chegada de diversos concorrentes de peso, como Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008, fez o público pisar no freio com o Ecosport? Fato é que o modelo da Ford caiu de 3.670 para 2.541, permitindo uma perigosa aproximação do Duster (2.404). Vale a pena ficar particularmente de olho nesse segmento nos próximos meses.

mercado
Continua após a publicidade

Em alta:

Toyota Corolla – enquanto outros sedãs médios registraram acentuadas quedas no mês (sobretudo o Jetta, que caiu de 932 para 493 unidades vendidas), o Corolla passou fevereiro em nuvens de brigadeiro. Saltando de 4.020 para 4.399 emplacamentos, o modelo encorpou até mesmo os números da Toyota na disputa entre as montadoras.

Honda Civic – o mesmo dito sobre o Corolla se aplica ao grande rival, o Civic, ainda que numa escala um pouco menor. O carro da Honda foi de 2.345 para 2.418, o que lhe garantiu ampla vantagem sobre o terceiro colocado no segmento, o Sentra (953 unidades). Com a retomada da versão EXR, essa tendência positiva pode se manter.

Continua após a publicidade

Honda City – o irmão menor do Civic virou o jogo entre os compactos premium. Depois de ficar quase 700 unidades atrás do Cobalt em janeiro (2.575 a 3.258), o City ficou mais de mil exemplares adiante em fevereiro (2.739 a 1.682). De quebra, passou a deter nada menos do que 41,70% do segmento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.