Onix despenca em fevereiro; sedãs japoneses sobem
Corolla e Civic contrariaram tendência do mercado nacional
De modo geral, o mercado automotivo brasileiro vive um momento de baixa, com consecutivas quedas no número mensal de veículos vendidos. Em fevereiro, de acordo com o relatório da Fenabrave, a retração foi de 27,28% na comparação com o mesmo mês em 2014. Alguns modelos simbolizam esse momento negativo, mas outros surpreenderam e, mesmo em uma situação adversa, viram seus números crescerem.
Em baixa:
Chevrolet Onix – parecia bom demais para ser verdade. O Onix fechou o mês de janeiro na segunda colocação geral, com uma distância consideravelmente pequena em relação ao líder Palio. Em fevereiro, porém, o hatch perdeu muito espaço: de 13.462 emplacamentos para 6.914, de modo que foi ultrapassado pela picape Strada e, até mesmo, pelo Fox.
Chevrolet Prisma – o ano começou positivo para o sedã, liderando o segmento com 7.771 unidades em janeiro. Fevereiro viu uma retração geral entre os sedãs compactos (apenas o Etios Sedan subiu), mas, no caso do Prisma, a queda foi mais acentuada. Com 4.759 exemplares negociados, ficou atrás do Siena, que registrou 5.033 exemplares.
Ford Ecosport – será que a iminente chegada de diversos concorrentes de peso, como Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008, fez o público pisar no freio com o Ecosport? Fato é que o modelo da Ford caiu de 3.670 para 2.541, permitindo uma perigosa aproximação do Duster (2.404). Vale a pena ficar particularmente de olho nesse segmento nos próximos meses.
Em alta:
Toyota Corolla – enquanto outros sedãs médios registraram acentuadas quedas no mês (sobretudo o Jetta, que caiu de 932 para 493 unidades vendidas), o Corolla passou fevereiro em nuvens de brigadeiro. Saltando de 4.020 para 4.399 emplacamentos, o modelo encorpou até mesmo os números da Toyota na disputa entre as montadoras.
Honda Civic – o mesmo dito sobre o Corolla se aplica ao grande rival, o Civic, ainda que numa escala um pouco menor. O carro da Honda foi de 2.345 para 2.418, o que lhe garantiu ampla vantagem sobre o terceiro colocado no segmento, o Sentra (953 unidades). Com a retomada da versão EXR, essa tendência positiva pode se manter.
Honda City – o irmão menor do Civic virou o jogo entre os compactos premium. Depois de ficar quase 700 unidades atrás do Cobalt em janeiro (2.575 a 3.258), o City ficou mais de mil exemplares adiante em fevereiro (2.739 a 1.682). De quebra, passou a deter nada menos do que 41,70% do segmento.