O Volkswagen Polo era um carro muito bom para ser vendido no Brasil? Provavelmente não. Mas é um fato que o Polo 2023 andou para trás em alguns aspectos, perdendo equipamentos, características e até a mecânica que estava presente desde o lançamento desta geração, há exatamente 5 anos.
Só o Polo 1.0 MPI 2023 manteve o mesmo conjunto de motor e câmbio, o três cilindros 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm com câmbio manual de cinco marchas. E foi, justamente, a única versão que ficou mais cara: passou dos R$ 78.855 para R$ 82.990. Se ganhou faróis de led e luzes diurnas de led, a versão de entrada perdeu os vidros elétricos traseiros.
As versões Comfortline e Highline do Polo 2023 foram as que tiveram mais cortes nos equipamentos e estão até R$ 7.000 mais baratas. Se os preços do Polo 2022 variavam entre R$ 78.855 e R$ 116.990, na linha 2023 variam entre R$ 82.990 e R$ 109.990.
Desta forma, o Volkswagen Polo 2023 foi reposicionado para uma faixa de preço mais próxima de onde estão seus principais concorrentes, os Chevrolet Onix (R$ 79.739 a R$ 104.230) e Hyundai HB20 (R$76.690 a R$114.390). Mas a que custo?
Motor turbo mais fraco
A Volkswagen passou a restringir o motor 200 TSI, o 1.0 turbo com injeção direta de 128 cv e 20,4 kgfm, aos seus SUVs. Agora o Polo (e, mais tarde, também o Virtus) passam a usar uma versão atualizada do antigo motor 170 TSI do Up!. Se antes tinha 105 cv, agora chega aos 116 cv, mas mantém os mesmos 16,8 kgfm de antes.
Não por acaso, a Volkswagen voltou atrás e passa a identificar o motor turbo apenas com um “TSI” na traseira, em vez da insígnia 170TSI.
Com 12 cv e 3,6 kgfm a menos, na prática, o Volkswagen Polo passa a ter os mesmos números de potência e torque do Chevrolet Onix Turbo. E a mesma potência que o motor 1.6 16V, abandonado na virada do ano, tem hoje na Saveiro. Por sinal, o Polo 1.6 tinha 120 cv.
Novos câmbios
Sem ter ganhado mais torque na comparação com o Up TSI, a Volkswagen também pôde trocar o câmbio automático. Abandonou o câmbio AQ250 e passou a usar o AQ160, que era justamente o câmbio do Polo 1.6 AT.
Uma novidade é a versão “Polo TSI”, com motor turbo, mais equipamentos que o Polo MPI e câmbio manual de cinco marchas. Isso é novidade no Brasil para um Polo turbo.
Esta é uma opção mecânica que existe para o Onix Turbo desde o seu lançamento, em 2019, e que em 2020 surgiu na gama de versões do Hyundai HB20.
Freio a tambor nas rodas traseiras
Se a potência é menor que a do Polo 1.6 e até o câmbio automático é o mesmo dele, a Volkswagen se sentiu apta a aproveitar, também, os freios traseiros a tambor dos antigos Polo MSI.
As versões 1.0 turbo perderam os freios a disco nas rodas traseiras, poupando, assim, um custo extra na produção. Daqui por diante, apenas o novo Polo GTS (que ainda não foi lançado) terá o sistema de freios mais eficiente.
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Bancos dianteiros inteiriços
Também à semelhança do Chevrolet Onix (ou do VW Up!, como queira) o Volkswagen Polo passou a ter bancos dianteiros inteiriços. Quer dizer que o encosto de cabeça não tem ajuste, está fixado ao encosto do banco. A Volkswagen diz ter se inspirado nos bancos do Polo GTS, que, porém, têm abas laterais maiores e outra estrutura, além do encosto de cabeça fixo.
Highline só no nome
A versão mais cara do Polo foi a que teve a maior redução de preço. Mas também perdeu equipamentos como indicador de fadiga, rodas aro 17″ (agora têm 16″), saída de ar-condicionado para o porta-luvas, retrovisores com tilt-down, E continua com quatro airbags, como as demais versões, e sem qualquer assistente de frenagem automática. Na Volks, tais itens e seis airbags só existem a partir do Nivus.
Confira todos os detalhes do Volkswagen Polo 2023