Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que o VW Polo 2023 perdeu para ter preços de Onix e HB20

Para ter preço competitivo pela primeira vez em anos, o Polo 2023 perdeu potência, equipamentos e até câmbio automático mais parrudo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 set 2022, 15h30 - Publicado em 23 set 2022, 15h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Volkswagen Polo era um carro muito bom para ser vendido no Brasil? Provavelmente não. Mas é um fato que o Polo 2023 andou para trás em alguns aspectos, perdendo equipamentos, características e até a mecânica que estava presente desde o lançamento desta geração, há exatamente 5 anos.

    Só o Polo 1.0 MPI 2023 manteve o mesmo conjunto de motor e câmbio, o três cilindros 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm com câmbio manual de cinco marchas. E foi, justamente, a única versão que ficou mais cara: passou dos R$ 78.855 para R$ 82.990. Se ganhou faróis de led e luzes diurnas de led, a versão de entrada perdeu os vidros elétricos traseiros.

    Novo Volkswagen Polo 2023
    (Divulgação/Volkswagen)

    As versões Comfortline e Highline do Polo 2023 foram as que tiveram mais cortes nos equipamentos e estão até R$ 7.000 mais baratas. Se os preços do Polo 2022 variavam entre R$ 78.855 e R$ 116.990, na linha 2023 variam entre R$ 82.990 e R$ 109.990.

    Desta forma, o Volkswagen Polo 2023 foi reposicionado para uma faixa de preço mais próxima de onde estão seus principais concorrentes, os Chevrolet Onix (R$ 79.739 a R$ 104.230) e Hyundai HB20 (R$76.690 a R$114.390). Mas a que custo?

    Motor turbo mais fraco

    Lanternas mudaram apenas na máscara negra e na assinatura luminosa

    Continua após a publicidade

    A Volkswagen passou a restringir o motor 200 TSI, o 1.0 turbo com injeção direta de 128 cv e 20,4 kgfm, aos seus SUVs. Agora o Polo (e, mais tarde, também o Virtus) passam a usar uma versão atualizada do antigo motor 170 TSI do Up!. Se antes tinha 105 cv, agora chega aos 116 cv, mas mantém os mesmos 16,8 kgfm de antes.

    Não por acaso, a Volkswagen voltou atrás e passa a identificar o motor turbo apenas com um “TSI” na traseira, em vez da insígnia 170TSI.

    Com 12 cv e 3,6 kgfm a menos, na prática, o Volkswagen Polo passa a ter os mesmos números de potência e torque do Chevrolet Onix Turbo. E a mesma potência que o motor 1.6 16V, abandonado na virada do ano, tem hoje na Saveiro. Por sinal, o Polo 1.6 tinha 120 cv.

    Continua após a publicidade

    Novos câmbios

    Sem ter ganhado mais torque na comparação com o Up TSI, a Volkswagen também pôde trocar o câmbio automático. Abandonou o câmbio AQ250 e passou a usar o AQ160, que era justamente o câmbio do Polo 1.6 AT.

    Novo Volkswagen Polo 2023
    (Divulgação/Volkswagen)

    Uma novidade é a versão “Polo TSI”, com motor turbo, mais equipamentos que o Polo MPI e câmbio manual de cinco marchas. Isso é novidade no Brasil para um Polo turbo.

    Esta é uma opção mecânica que existe para o Onix Turbo desde o seu lançamento, em 2019, e que em 2020 surgiu na gama de versões do Hyundai HB20.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Freio a tambor nas rodas traseiras

    Se a potência é menor que a do Polo 1.6 e até o câmbio automático é o mesmo dele, a Volkswagen se sentiu apta a aproveitar, também, os freios traseiros a tambor dos antigos Polo MSI.

    As versões 1.0 turbo perderam os freios a disco nas rodas traseiras, poupando, assim, um custo extra na produção.  Daqui por diante, apenas o novo Polo GTS (que ainda não foi lançado) terá o sistema de freios mais eficiente.

    View this post on Instagram

    A post shared by Quatro Rodas (@quatro_rodas)

    Continua após a publicidade

    Bancos dianteiros inteiriços

    Também à semelhança do Chevrolet Onix (ou do VW Up!, como queira) o Volkswagen Polo passou a ter bancos dianteiros inteiriços. Quer dizer que o encosto de cabeça não tem ajuste, está fixado ao encosto do banco. A Volkswagen diz ter se inspirado nos bancos do Polo GTS, que, porém, têm abas laterais maiores e outra estrutura, além do encosto de cabeça fixo.

    Highline só no nome

    A versão mais cara do Polo foi a que teve a maior redução de preço. Mas também perdeu equipamentos como indicador de fadiga, rodas aro 17″ (agora têm 16″), saída de ar-condicionado para o porta-luvas, retrovisores com tilt-down, E continua com quatro airbags, como as demais versões, e sem qualquer assistente de frenagem automática. Na Volks, tais itens e seis airbags só existem a partir do Nivus.

    Confira todos os detalhes do Volkswagen Polo 2023

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.