Os carros atuais têm em média somente 15% do seu peso feito de plástico. Mas isso está prestes a mudar. Pesquisas estimam que pode chegar a 40% em apenas quatro anos. Se antes o uso desse material avançou nas peças de acabamento, até 2020 ele será adotado nas áreas mais quentes e agressivas, como compartimento do motor e partes estruturais.
“A substituição de peças de aço e alumínio só tem benefícios. Além da redução de peso, o custo de produção cai entre 10% e 50%”, diz Anderson Maróstica, técnico da Lanxess, uma das líderes no fornecimento de polímeros de engenharia. Segundo ele, em dez anos houve um crescimento de 50% na utilização de plásticos nos carros, com o objetivo de diminuir o peso total. “Cada 100 kg de peso reduzido gera uma economia de 0,5 litro de combustível por 100 km rodados.”
LEIA MAIS
>> Os 10 melhores interiores de carros em 2016
>> A evolução do som automotivo ao longo das décadas
>> Máquina doméstica transforma óleo usado em biocombustível
Conheça as novas aplicações do plástico, 50% mais leve que o aço e 30% menos que o alumínio.
Suporte de estepe
Em alguns automóveis, a peça é produzida inteiramente de plástico, mesmo sendo um componente estrutural da carroceria. O recurso vale também para as caixas dos airbags.
A carcaça lateral da caixa de câmbio é de polímero que possui boa resistência e estabilidade térmica, já que a temperatura passa de 100ºC. É aplicada em carros nacionais, como o Chevrolet Onix.
Pedais
No Brasil, os pedais de embreagem e acelerador já são 100% produzidos em poliamida. Fora do país, o do freio também é de plástico, o que não é permitido pelas regras brasileiras de homologação.
Para-brisa
A empresa Sabic desenvolve o policarbonato (PC) para substituir os vidros. Além da redução de peso, há benefícios no isolamento térmico, o que reduz a energia gasta nos sistemas de ar-condicionado, ventilação e aquecimento.
Motor
Como há compostos capazes de suportar até 220ºC, o material já é aplicado em coletores de admissão, carcaças de filtro, tanques de radiador, galerias de combustível e bicos injetores.
Front end
Peça onde são montados faróis e radiador, ela agora é feita de poliamida 6, que pesa 40% menos que o aço e ainda apresenta menor tempo de fabricação, mantendo as mesmas propriedades.
Aço | 57% |
---|---|
Plástico | 14% |
Alumínio | 8% |
Vidro | 3% |
Outros | 18% |
Interior | 63% |
---|---|
Exterior | 15% |
Motor | 9% |
Sistema elétrico | 8% |
Chassi | 5% |