Novos VW no forno
Marca vai mostrar até o fim do ano novidades nas linhas Up!, Golf e Jetta
A VW prepara três grandes lançamentos para o segundo semestre. O primeiro é a versão turbo do Up!, que deve ser batizada de Speed Up! (foto), conforme informação publicada (e depois retirada) no site da fábrica, em maio. A produção dessa versão começa em julho e as vendas, em agosto. A principal novidade é o motor 1.0, que terá turbocompressor e injeção direta. Até agora não se sabia o quanto isso aumentaria sua potência, mas descobrimos que o motor terá 105 cv – com etanol. O câmbio será manual de cinco marchas.
Produzido na fábrica Anchieta (SP), o Speed Up! terá carroceria de quatro portas e visual mais agressivo que seus pares. A esportividade será realçada na dianteira, com um novo para-choque mais musculoso e com entrada de ar maior. Na cabine, haverá novo grafismo do painel e do revestimento dos bancos.
Em agosto, enquanto as atenções estarão voltadas para o novo Up!, a VW iniciará a produção do segundo lançamento do semestre: o Golf nacional, que estreia no mercado em setembro. O hatch será o primeiro veículo fabricado no Brasil sobre a plataforma modular MQB, que também dará origem ao Audi A3 Sedan, modelo que sairá da mesma linha de montagem do Golf, em São José dos Pinhais (PR), em 2016.
A boa nova do Golf nacional será a opção do motor 1.6 16V MSI, de 120 cv com álcool. Mas não será a única atração. O conhecido motor 1.4 TSI vai se tornar flex e terá a potência aumentada de 140 para 150 cv, com etanol. Além desses, haverá também o motor 2.0 TSI, de 220 cv, que equipa a versão GTI, mas sem sofrer alterações técnicas. As transmissões que acompanham esses motores serão a manual de seis marchas, para o 1.6, e a automatizada de dupla embreagem e sete marchas para os demais.
A terceira novidade da marca será a versão nacional do sedã Jetta, que também não demora a chegar. Seu lançamento deve acontecer em outubro. Assim como o Golf, o Jetta terá motor 1.4 TSI Flex e 1.6 MSI. Mas, na estreia, haverá apenas o atual 2.0 8V, de 120 cv. Pelo menos é esse motor que está a bordo das unidades pré-série que estão saindo da fábrica.