Sem qualquer previsão de chegar ao Brasil, a terceira geração do Volkswagen Tiguan estreia na China em uma versão alongada, batizada de L Pro. É uma modificação semelhante à que resultava no Tiguan Allspace, única configuração vendida no Brasil para a antiga geração, recém-reestilizada por aqui. A diferença é que o Tiguan L Pro chinês mantém a capacidade para cinco pessoas.
O modelo ainda não foi lançado oficialmente, mas teve suas primeiras imagens vazadas. O destaque do L Pro é sua distância entre-eixos estendida, com 2,79 metros, maior que os 2,68 m do Tiguan europeu. Com 4,73 m de comprimento, 1,85 m de largura (+9 mm em relação ao modelo anterior) e 1,68 m de altura (+20 mm), o SUV promete mais espaço para os ocupantes.
Externamente, o Tiguan L Pro mantém o design do Tiguan padrão. É possível variar entre versões, como a de entrada e a topo de linha, R Line, com aspecto mais esportivo. As principais diferenças ficam nos para-choques, com aberturas maiores na versão esportiva, e nas rodas.
Embora o interior do Tiguan chinês ainda não tenha sido revelado, espera-se que siga a linha do SUV europeu, com seletor de marcha atrás volante, quatro de instrumentos digital, iluminação ambiente com grafismos no painel e uma tela de até 15 polegadas para o sistema de multimídia.
Sob o capô, o Tiguan L Pro será inicialmente oferecido com um motor 2.0 turbo em duas opções de potência: 184 ou 220 cv. No entanto, considerando as variações disponíveis na Europa, é possível que versões com motor 1.5 TSI a gasolina, diesel e opções híbridas também estejam nos planos. Especula-se que uma versão híbrida plug-in possa ser lançada em seguida.
O Tiguan de segunda geração continuará a ser comercializado junto ao Tiguan L Pro, evidenciado pelo “Pro”. Globalmente, há confusão de nomes, com especulações de que o SUV alongado poderia ser batizado de Tayron na China, enquanto na Europa, o nome Tayron substituiria o Tiguan Allspace.