O Volkswagen Jetta 2025 chegou, e também recebeu novidades que vêm sendo adotadas nos VW do mundo tudo, incluindo o incremento na traseira que o T-Cross nacional ganhou recentemente. A montadora aproveitou ainda para acrescentar mais tecnologia e dar uma revitalizada na cabine do sedã, que é o carro mais vendido da marca na América do Norte.
As mudanças na dianteira ficaram bem nítidas: a grade continua separada, mas a parte superior está bem menor. Além disso, ela não possui mais moldura cromada, como no Jetta 2024, havendo apenas uma barra que serve de continuação para os novos DLRs, finos e em forma de L. Já os faróis estão com um novo formato, mais finos e compridos. A grade inferior cresceu e permitiu um novo desenho do para-choque.
Na traseira temos mais mudanças. Começando pelas lanternas, que mantiveram um formato bem semelhante ao modelo 2024, mas agora são interligadas por uma barra iluminada decorada pelo nome “Jetta” — ou GLI. De resto, tudo continua bem parecido, apenas o GLI que ganhou uma leve reestilização no para-choque traseiro, mas manteve a dupla saída de escape, exclusiva da versão esportiva.
O Jetta 2025 traz, de série, a nova central multimídia flutuante de 8’’, num painel que ganhou três barras decorativas horizontais, que se misturam com as saídas de ar do passageiro. Outra novidade presente em todas as versões é o ar-condicionado Climatronic Touch, que substitui os antigos comandos analógicos por comando digital.
Outro item de série é o pacote IQ.DRIVE: ele inclui frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pedestres e de ponto cego, alerta de tráfego traseiro e piloto automático adaptativo que funciona até no anda-e-para de semáforos.
A versão intermediária SE, ganhou alguns mimos que antes eram exclusivos do topo de linha SEL, como rádio via satélite SiriusXM, controle de voz, carregador e App-Connect sem fio. Essas duas variantes junto do GLI são os únicos com bancos e acabamento em couro, enquanto as mais básicas (S e Sport) trazem bancos de tecido.
Mas nada de mudanças na mecânica: as versões “normais” continuam com o motor 1.5 turbo de 160 cv e 25,4 kgfm, sempre acoplado ao câmbio automático de oito marchas. O Jetta GLI 2025 segue de motor 2.0 turbo de 231 cv e 35,7 kgfm (o mesmo que temos no Brasil). Nos EUA, ele pode se unir à transmissão automática de dupla embreagem e sete marchas ou à manual de seis velocidades.
Como exclusividade de uma versão esportiva, o Jetta GLI ainda é equipado com freios maiores, diferencial de deslizamento limitado com sensor de torque controlado eletronicamente e bloqueio de diferencial eletrônico, sistema de amortecimento adaptativo DCC e um exclusivo sistema de escapamento esportivo. Há também os detalhes em vermelho na grade e no acabamento interno, que já viraram uma marca registrada dos GLI.
De acordo com a VW, o novo Jetta 2025 deve chegar às lojas norte-americanas no final de setembro. Além de todas as novidades apresentadas, a montadora também diz que o carro chegará com um “preço melhor”, partindo dos U$ 21.995, aproximadamente R$ 141.300.
Por aqui, o Jetta é vendido apenas na versão GLI e, até o momento, não há uma previsão para a chegada do modelo reestilizado.