Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Toyota Corolla da Stock Car surge invocado e com V8 de até 550 cv

Marca japonesa estreia na categoria, que volta a ter carros com carroceria monobloco depois de 21 anos. Chevrolet Cruze atualizado também foi mostrado

Por Daniel Telles
28 fev 2020, 16h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota Corolla StockCar 2020
    Toyota Corolla estreia este ano na Stock Car; carroceria monobloco deixa o modelo de corrida mais parecido com o de rua (Stock Car/Instagram)

    Mais de duas décadas depois, a Stock Car Brasil, maior categoria de automobilismo do país, resolveu aposentar o chassi tubular do tipo bolha para voltar a ter carros com carroceria monobloco em seu grid de largada.

    E mais: quatro anos depois, a categoria volta a colocar mais de um fabricante nas pistas. Agora, além da Chevrolet com o Cruze, a Toyota também faz parte da categoria com o Corolla.

    Ambas as marcas, inclusive, testaram os dois modelos nesta sexta-feira (28), no Autódromo de Vello Città (SP). Ingo Hoffmann, maior campeão da história da categoria, com 12 títulos, foi o escolhido para pilotar os novos modelos pela primeira vez.  

    Chevrolet Cruze Stock Car 2020
    Distância entre-eixos mudou de 2,80 m para 2,741 m. Mudança deixa o carro mais ágil nas curvas e menos estável em alta velocidade (Stock Car Brasil/Instagram)
    Continua após a publicidade

    A estreante Toyota mandará para o grid uma versão do Corolla preparada pela Gazzoo Racing, divisão responsável por desenvolver os modelos de competição da marca ao redor do mundo.

    A participação da marca japonesa na Stock será comandada pela Toyota Motor Sport da Argentina, que inclusive trouxe para competir na categoria o também argentino Matias Rossi.

    Além do estrangeiro, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Rafael Suzuki estão confirmados como pilotos da marca nipônica na equipe Full Time, comandada por Mauricio Ferreira.

    Continua após a publicidade

    O Chevrolet Cruze, que participa da competição desde 2016, também estará todo reformulado. Isso porque, vale lembrar, o modelo será construído sob um chassi monobloco pela primeira vez.

    Stock Car Brasil 2020
    Carros foram testados pela primeira vez hoje (28), em Mogi das Cruzes, comandados pelo piloto Ingo Hoffmann (Stock Car/Instagram)

    Segundo a Stock Car, cada marca utilizará o seu próprio bloco de motor.

    Continua após a publicidade

    Entretanto, para os dois modelos está mantido a especificação V8 6.8 movida a etanol, capaz de render 460 cv de potência e 61,2 kgfm de torque, sem que o botão de ultrapassagem seja acionado.

    Com o “push to pass” a potência passa para 550 cv e o torque para 71,4 kgfm.

    O câmbio será sequencial e automatizado de dupla embreagem com seis marchas, com as trocas feitas manualmente através de borboletas atrás do volante.

    A primeira das 12 etapas da temporada 2020 da Stock Car Brasil acontece no dia 29 de março, em Goiânia (GO), com a já tradicional Corrida das Duplas, em que pilotos do mundo todo são convidados para revezarem com os pilotos do grid original.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.