Novo sistema da Volvo permitirá direção autônoma em trechos determinados
IntelliSafe Auto Pilot será testado publicamente em 2017
A Volvo apresentou nesta segunda-feira (5) o IntelliSafe Auto Pilot. Trata-se de um sistema que permitirá aos motoristas contarem com o auxílio da condução autônoma por trechos determinados, mas não aleatoriamente. No início de cada viagem, o condutor introduzirá o endereço final e será avisado imediatamente sobre os trechos em que a assistência autônoma estará disponível.
Uma vez iniciado o trajeto, o motorista será informado sobre o momento de acionamento do sistema por meio de alavancas com luzes instaladas no volante do carro. Do mesmo modo, quando o trecho de condução autônoma estiver chegando ao fim, será lançada uma contagem regressiva de sessenta segundos para que a pessoa se prepare para reassumir o comando do veículo.
A ideia é colocar o IntelliSafe Auto Pilot em produção nos próximos anos, mas, antes que isso ocorra, o sistema precisará passar por uma série de testes que atestem sua segurança para a utilização em público. Num primeiro momento, a Volvo selecionou o utilitário esportivo XC90 para servir de protótipo.
Assim, já foi definido que serão usadas 100 unidades do SUV para o início dos testes, programado para 2017. Todas elas percorrerão uma distância aproximada de 50 quilômetros em vias pré-determinadas pela montadora, nas quais será possível experimentar situações do cotidiano.
Vale ressaltar que esses exemplares do XC90 são de proprietários privados que serão recrutados pela Volvo em 2016. A ideia da fabricante é testar o IntelliSafe Auto Pilot até 2019, inserindo o sistema em modelos de produção a partir de 2020.
VEJA MAIS– Volvo dá início ao programa Drive Me na Suécia– Volvo inaugura novo centro de testes de segurança