Finalmente, pela primeira vez, o Peugeot 2008 com motor a combustão será vendido no Brasil na mesma geração da versão elétrica. O Peugeot 2008 2025 já começou a ser divulgado pela fabricante e se para a versão elétrica (lançada no Brasil em 2022) marca uma leve reestilização, para as versões a combustão representa uma renovação completa.
A primeira geração do 2008, lançada no Brasil há 9 anos, sofreu com estratégias equivocadas na mecânica (automático só tinha quatro marchas até 2017 e o turbo tinha câmbio manual até 2019). A nova geração será lançada no Brasil com o motor 1.0 GSE Turbo de 130 cv e 20,4 kgfm e o câmbio automático CVT, mesmo conjunto que faz bonito no 208.
O porte, agora, passa a ser equivalente à média dos SUVs compactos. O novo 2008 tem 4,30 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,55 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. São 14 cm a mais no comprimento e 6 a mais no entre-eixos.
Para a versão elétrica, o Peugeot E-2008 a principal novidade estará no design, com novas luzes diurnas de leds separadas dos faróis e o para-choque dianteiro redesenhado. Atrás, o que muda são as lanternas que passam a ter as luzes de leds dispostas na horizontal e não mais na vertical. O 2008 2025 também marca a estreia do novo logotipo da Peugeot em seus carros.
O motor elétrico do E-2008 também muda. A potência aumenta dos 136 cv para 156 cv, mas mantém os 25,5 kgfm. A bateria teve sua capacidade aumentada de 50 para 54 kWh, o que elevou a autonomia de 340 para mais de 400 km no ciclo de medições europeu.
Se o Peugeot E-2008 continuará importado da França, as versões com o motor T200 flex passarão a ser importadas da Argentina. Dividirá a fábrica com o 208, enquanto a fábrica de Porto Real (RJ) já está ocupada pela Citroën e se preparando para o início da produção do SUV cupê Basalt.
Mais para a frente, o novo Peugeot 2008 ainda terá versões híbridas-leve. O Peugeot 2008 MHEV combinará o motor 1.0 turbo a um motor-gerador elétrico de 12V para ajudar a reduzir o consumo, como parte do programa Bio-Hybrid.
Três versões do novo 2008 já foram homologadas no Brasil: Active, Allure e GT, exatamente as mesmas que existem na Europa. O Autos Segredos antecipou os equipamentos de cada uma delas.
Versões e preços do Peugeot 2008 2025
O Peugeot 2008 Active 2025 terá rodas de liga leve e faróis Full LED, mas quadro de instrumentos analógico e bancos em tecido, enquanto volantes e manopla da alavanca de câmbio serão revestidos em couro. Seis airbags, assistente de partida em rampa e freios a disco nas quatro rodas são de série. Na Europa, esta versão nem sequer tem barras longitudinais no teto ou adereços cromados na carroceria.
O Peugeot 2008 Allure 2025 somaria chave presencial, carregador sem fio para smartphone, rodas diamantadas, câmera de ré, ponteira de escape cromada, luz diurna de led, quadro de instrumentos digital 3D, bancos de material sintético e teto solar panorâmico.
No topo de linha, o Peugeot 2008 GT 2025, haverá couro também nas portas e no apoio de braço para o motorista, além de sensor de chuva e luminosidade, ponteira cromada, Peugeot Driver Assist, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, comutação automática do farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa.
A intenção da Stellantis é posicionar o Peugeot 2008 2025 como um carro mais sofisticado e completo que os Fiat Pulse e Fastback. A tendência é que o SUV compacto tenha preço inicial ao redor dos R$ 130.000, mais ou menos a faixa de preço esperada para o Renault Kardian – mas este ainda terá opção de câmbio manual.