A oitava geração do Nissan Sentra já está entre nós. Com design renovado, mas um motorização um tanto conservadora, o sedã chega para substituir o Honda Civic no posto de rival do Toyota Corolla.
A seu favor, o Sentra chega com um design mais atraente e que, finalmente, vai desprendê-lo da fama de “carro de tiozão”. A Nissan fez um bom trabalho ao trazer sua nova filosofia de design ao sedã. O carro ganhou uma postura mais agressiva, tendo a traseira mais alta e a dianteira mais baixa, lanternas e faróis mais afilados e diversos vincos no capô e nas laterais, que ajudam a aumentando ainda mais a sensação de esportividade.
Por dentro, ele é refinado e bem acabado. Painéis e bancos são revestidos com material sintético de toque macio. Os assentos são aquecidos desde a versão de entrada, Advance, e as telas do painel de instrumentos e central multimídia tem telas de 7 e 8 polegadas, respectivamente. Porém, o Sentra peca um pouco na tecnologia e fica devendo conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e carregador por indução.
Motor do Nissan Sentra 2023
Já o motor é um 2.0 aspirado a gasolina, dispensando tecnologia Flex, turbocompressores ou eletrificação. Ele rende 151 cv e 20 kgfm e, em nossos testes, teve médias de consumo de 10,4 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. O câmbio é CVT que simula oito marchas no modo manual.
Disponível em duas versões, a Advance está custando R$ 148.490 e estará disponível nas concessionárias já nesta semana. A partir do final do mês, os interessados poderão encontrar a versão Exclusive, que custa a partir de R$ 171.590, mas que pode chegar aos R$ 173.290, caso o comprador opte pelo interior Premium, que adiciona acabamento na cor caramelo aos bancos e painel.
Para os 100 primeiros compradores que reservarem o Sentra pelo site e pagarem o sinal de R$ 2.000, a Nissan preparou um pacote de benefícios e presentes. Eles terão direito a R$ 1.000 em vale combustível, pacote de viagem com roteiro feito pela marca a ser realizado com o carro, bolsa de viagem feita em parceria com a marca de streetwear Pace, além de três anos de revisão grátis e assistência 24h por um ano.
Versões, equipamentos e preços do novo Sentra 2023
Novo Sentra Advance CVT (R$ 148.490)
De fábrica, o Sentra está equipado com ar-condicionado digital automático de duas zonas, faróis em led com acendimento automático, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay via cabo, paddle shifts para troca de marcha manual, bancos aquecidos, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas, seis airbags, sistema de som com 6 alto-falantes, rodas de 17 polegadas diamantadas, faróis de neblina em led, banco do motorista com regulagem elétrica e chave presencial, retrovisores externos elétricos, monitoramento da pressão dos pneus.
Na parte de segurança e assistência a Nissan destaca o seu pacote Safety Shield, que na versão de entrada traz alerta de colisão com frenagem automática, alerta de atenção do motorista, assistente de frenagem, câmera de estacionamento traseira e assistente de partida em rampa.
Novo Sentra Exclusive CVT (R$ 173.290)
Os mesmos itens da versão Advance mais faróis com facho alto automático, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmeras 360°, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, partida remota do motor, teto solar elétrico e sistema de som Bose com 8 alto-falantes.
Há também o pacote opcional de interior Premium, que por mais R$ 1.700, adiciona a cor caramelo no material sintético que reveste os bancos e o painel.
Preços das revisões do Nissan Sentra 2023:
A Nissan também já divulgou os preços das revisões do novo Sentra. O sedã tem três anos de garantia sem limite de quilometragem e preço fixo nas revisões obrigatórias entre 10.000 km e 60.000 km.
10.000 | 20.000 | 30.000 | 40.000 | 50.000 | 60.000 | Total |
R$ 591 | R$ 1.131 | R$ 591 | R$ 1.131 | R$ 591 | R$ 1.131 | R$ 5.166 |
Fotos do Nissan Sentra 2023:
Ficha técnica – Nissan Sentra Exclusive
Motor: gasolina, diant., transv., 4 cil., injeção direta, 1.997 cm³, 151 cv, 20 kgfm
Câmbio: automático, CVT, tração diant.
Direção: elétrica, 10,4 (diam. de giro)
Suspensão: ind. McPherson (dianteira) / ind. multilink (traseira)
Freios: disco ventilado (diant.) / disco sólido (tras.)
Pneus: 215/50 R17
Dimensões: comprimento, 464,6 cm; largura, 181,6 cm; altura, 145,6 cm; entre-eixos, 270,7 cm; peso, 1.405 kg; ; porta–malas, 466 l; tanque de combustível, 47 litros;
Teste Quatro Rodas – Nissan Sentra Exclusive
Aceleração
0 a 100 km/h: 10,7 s
0 a 1.000 m: 31,8 s – 168,5 km/h
Velocidade máxima: 200 km/h (dado de fábrica)
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 5,3 s
D 60 a 100 km/h: 6,4 s
D 80 a 120 km/h: 7,5 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,6/24,7/56,5 m
Consumo
Urbano: 10,4 km/l
Rodoviário: 15 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 39,6/64,8 dBA
80/120 km/h: 63,8/71,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 93 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.500 rpm
Volante: 2,6 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 171.590
Garantia: 3 anos