A Toyota segue no seu plano de investimento em motores de combustão interna, priorizando tecnologias híbridas ao invés de carros totalmente elétricos.
A marca já divulgou alguns detalhes sobre seus novos motores que estão sendo desenvolvidos em parceria com a Subaru e a Mazda. Porém, rumores indicam que o novo motor 2.0 turbo em desenvolvimento pela Toyota pode alcançar até 592 cv em suas especificações máximas (famoso ‘tudo que dá’), sem assistência de eletrificação.
Mas, claro, esta versão seria focada em competições. Há outras duas variações deste 2.0 em desenvolvimento, menos potentes, mas que entregam ainda um bom desempenho: 395 cv potência e 56 kgfm de torque na primeira e 296 cv e 40 kgfm na segunda.
Além do desempenho impressionante destes novos motores, a Toyota já declarou que o novo 2.0 turbo superará o atual 2.4 turbo, não apenas em potência, mas também será mais econômico. Também será menor e atenderá as rigorosas regulamentações de emissões de vários mercados globais, podendo até ser compatível com combustíveis sintéticos.
Volta do Toyota MR2?
Ainda não se sabe quais modelos de corrida ou de rally da Toyota Gazzo Racing utilizarão o motor 2.0 turbo de 592 cv. Porém, podemos especular alguns modelos de produção.
Segundo fontes internas relatadas pelo portal Best Car, um dos possíveis candidatos pode ser o icônico Toyota MR2 renascido. A Toyota está supostamente considerando versões elétricas e a combustão do esportivo. A combinação do antigo esportivo da marca e o novo motor seriam brutais.
Além do MR2, outro modelo esportivo icônico da Toyota poderia renascer com o novo motor, o Celica. Potencialmente como um cupê de duas portas e motor dianteiro.
Embora todos esses rumores devam ser vistos com cautela, é bem possível que o Toyota MR2 volte para produção, mas com um número limitado de unidades e exclusivo para o mercado japonês. Ele pode oferecer uma configuração de câmbio semelhante ao dos atuais GR Corolla e GR Yaris, com transmissão automática de 8 marchas ou manual de 6. Estima-se que o preço fique na casa dos US$ 70.000 (R$ 382.000).