Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo Fiat Tipo hatch roda na Turquia

Modelo será vendido em mais de 40 países europeus

Por Vitor Matsubara | Fotos: trlux Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 19 out 2015, 14h14
segredo

A Fiat causou furor ao anunciar que o sedã Aegea/Egea será lançado globalmente como Tipo. A escolha foi recebida com espanto no Brasil, onde o nome batizava um hatch vendido entre 1993 e 1997. Derivado do Fiat Tempra, o projeto virou um sucesso de vendas a ponto de ser fabricado no país, mas uma falha de projeto resultou em vários casos de incêndios e dois recalls, arranhando a imagem do modelo por aqui.

Apesar de ser um sedã, o Aegea/Tipo também será vendido na carroceria hatchback, cujo protótipo foi flagrado pelo usuário do Instagram trlux em algum lugar da Turquia. Os disfarces pesados escondem boa parte das linhas do veículo, embora é possível notar que a frente deve ser bastante parecida com a do Tipo sedã. A traseira será bastante diferente, com lanternas na parte inferior, em posição semelhante a do Cruze hatch.

tipo2.jpeg

Já as opções de motorização serão as mesmas do hatch, sendo duas a gasolina (1.4 de 95 cv e 1.6 de 110 cv) e outras duas movidas a diesel (1.3 16V com 95 cv e 1.6 16V de 120 cv). Dependendo da opção escolhida o carro será equipado com transmissões manual de cinco ou seis marchas ou automática de seis velocidades. O hatch pode ser apresentado no primeiro trimestre de 2016, durante o Salão de Genebra, na Suíça.

fiat-tipo.jpeg

A linha Tipo (que contará também com uma perua) será fabricada apenas na Turquia e exportada para mais de 40 mercados europeus. Por lá, os modelos terão como principais concorrentes os carros da Dacia, em especial as linhas Logan e Sandero.

Continua após a publicidade
Publicidade