Quando era da a Opel era da General Motors, o bom e velho Corsa foi vendido sob a marca Chevrolet no Brasil em sua segunda e terceira geração. Agora, a Opel pertence à Stellantis, e além dela, a inglesa Vauxhall continua comercializando o compacto no continente europeu.
Lá, ele já está em sua sexta geração. Agora, ele é feito sobre a mesma plataforma do Peugeot 208 e passou a contar com motorizações já usadas pelo francês, além de passar por um facelift significativo.
Começando pelo visual, a frente ganhou a grade formada por uma placa preta, que virou uma identidade na marca e chamada de Vizor. Ela já existe no Astra, por exemplo, e a entrada de ar é feita pelo para-choque redesenhado. Além disso, há faróis em matrizes de leds com e DRLs com assinatura visual futurista.
Por dentro o hatch ganhou novo volante, alavanca de câmbio substituída por um seletor menor e painel digital com tela de 10 polegadas, que é opcional. A central multimídia recebeu recursos de inteligência artificial e Android Auto e Apple Carplay sem fio; sua inteface, de acordo com a Opel, foi pensada para ser o mais simples possível, permitindo ao condutor ler a tela em “fração de segundos”.
–A motorização é emprestada do 208 vendido na Europa. São duas opções de elétricos, um com 136 cv com alcance de 357 km e outro com 156 cv e autonomia para 402 km. Nesse último caso, houve melhora significativa do gerenciamento das baterias, que ganhou 15% a mais de autonomia com apenas 1 kWh extra em relação à versão passada.
O Corsa também é o primeiro Opel a ter um híbrido leve. Os motores a gasolina 1.2 de 100 cv ou 136 cv são ligado a um sistema de 48V que ajuda na economia e no desempenho. Ambos são ligados a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas.
A Opel também anunciou que o compacto terá motores eficientes, o que não significa ter eletrificação. No caso é o 1.2 turbo de 136 cv sem ser híbrido ligado a uma caixa manual de seis velocidades. Apesar disso, a empresa diz manter os planos de ser uma marca 100% elétrica até 2028.