Existe maneira mais emblemática de promover o lançamento de um carro do que bater o recorde de uma pista icônica? Pois, foi isso que a Lamborghini fez com o protótipo que vai dar origem a uma nova versão do SUV Urus. O modelo, que será revelado no próximo dia 19, subiu a colina de Pikes Peak em 10 minutos, 32 segundos e 64 milésimos.
O esportivo, que deve se chamar Lamborghini Urus Evo, segundo rumores, destronou a performance do “primo” Bentley Bentayga por 17,838 segundos. Além de fazerem parte de marcas do Grupo Volkswagen, ambos os SUVs dividem mesma plataforma.
Mas não dá para cravar outros dados dinâmicos do mais novo Lambo, pois só serão relevados no lançamento oficial do modelo. É provável que o motor seja o mesmo V8 4.0 biturbo que hoje tem 660 cv, mas com otimizações para entregar potência na casa de 700 cv.
Em contrapartida, é fato que o SUV usou rodas de 22 polegadas calçadas de pneus Pirelli P Zero Trofeo R para desbravar as 156 curvas do circuito de 19,9 quilômetros, localizado em Colorado Springs, nos Estados Unidos.
O protótipo guiado pelo italiano Simone Faggioli, especialista em subidas de colina, recebeu modificações para ficar mais leve. Assim como foi feito nos recordistas anteriores, o bólido tem apenas gaiola de proteção, banco do motorista com cinto de seis pontos, além de extintor de incêndio.
Apesar do feito histórico do modelo que significa a evolução do Lamborghini Urus, a façanha não vai constar como o recorde oficial de Pikes Peak. Isso porque o desempenho do esportivo foi aferido em um dia de testes privado e não durante o evento oficial que é realizado desde 1916.
A intenção da marca italiana era cravar o recorde completo da pista, ou seja, em um dia oficial, mas o desenvolvimento do veículo não estaria pronto a tempo do dia do evento, que foi realizado no último dia 26 de junho.
Roteiro de Filme
Mas engana-se quem acha que uma aventura como essa é fácil de ser realizada. Em entrevista ao site Motor Trend, o piloto Simone Faggioli afirmou que o veículo saiu da estrada na primeira tentativa em um dos trechos mais acidentados da via, chamado de Cog Cut.
O protótipo do Urus teve danos relevantes na suspensão e precisou de reparos. A “sorte” é que a Lamborghini tinha uma outra unidade do esportivo, de desenvolvimento menos avançado, guardado em Denver, cidade que fica a cerca de duas horas de Pikes Peak. As peças desse veículo mais rudimentar foram utilizadas para consertar o modelo acidentado, em um trabalho que varou a madrugada.
Diante do resultado histórico obtido, certamente ninguém reclamou de ter ficado horas e horas no batente.