A nona geração do Volkswagen Passat começou a ser revelada nesta quarta-feira (12), ou seja, a menos de um mês do lançamento global, previsto para agosto. Agora será oferecido somente na carroceria Variant (perua) e é baseado na plataforma MQB evo, desenvolvida para comportar motorização híbrida do tipo plug-in. A autonomia elétrica poderá ser superior a 100 km.
A perua também será oferecida com motorização turbo a gasolina, turbodiesel, além de um híbrido pleno. Esta será a primeira vez que o Passat, que acumula mais de 50 anos de mercado, poderá ser carregado em sistemas de corrente contínua, mais rápidos em relação à corrente alternada.
O novo Passat Variant traz ainda um novo cockpit que coloca o protagonismo para as telas digitais. Será oferecida de série uma tela de 12,9 polegadas, enquanto um visor de 15 polegadas estará disponível como opcional. A maior novidade do gadget é a sensibilidade na parte de baixo, na qual o motorista poderá deslizar o dedo para ajustar funções de climatização e áudio.
Ainda falando sobre a parte interna, outra novidade são os bancos ergonômicos. Segundo a marca, eles têm nível de conforto superior, além de ajuste elétrico de 14 posições e massageador.
O espaço para as pernas dos ocupantes traseiros foi ampliado em 5 centímetros, graças a uma carroceria que também está maior. São 14 centímetros de comprimento a mais em relação à geração anterior. O porta-malas também vai aumentar para 690 litros de capacidade, portanto, 40 litros a mais que o atual.
Como é possível observar nas fotos, a Volkswagen ainda esconde detalhes estéticos do modelo, mas deu detalhes, por exemplo, sobre o sistema de suspensão. Há maior rigidez de cambagem e maior apoio lateral para a suspensão traseira multlink, a fim de oferecer maior estabilidade e segurança de direção. Barras estabilizadoras e amortecedores também foram otimizados.
Para ampliar o conforto, a perua também é equipada com o DCC Pro, uma nova versão do sistema de controle adaptativo de chassi. Isto é, o sistema identifica condições de via com base em parâmetros de direção, frenagem e aceleração e é capaz de ajustar os amortecedores de duas válvulas.
Tecnologia de Golf
Outra tecnologia disponível no novo Passat Variant é derivada do Golf GTI. O Gerenciador de Dinâmica Veicular atua nos bloqueios eletrônicos de diferencial, além dos amortecedores para oferecer uma tocada mais neutra, estável e ágil por meio de intervenções nos freios de cada roda.
A perua que vai chegar ao mercado europeu no primeiro trimestre de 2024 também tem atualização nos faróis de LED matrix. É uma evolução do IQ.Light, já oferecido em modelos disponíveis no Brasil, como Taos e Polo. O alcance da luz é de 500 metros, enquanto os LEDs traseiros agora possuem uma faixa horizontal contínua.