Os números mostram: o mercado automotivo brasileiro vive um momento de baixa e as montadoras têm enfrentado quedas nas vendas de veículos por aqui. Ainda assim, será possível projetar dias melhores no curto prazo? No caso da Nissan, a resposta é positiva, e um dos modelos fundamentais para isso será o Novo Versa, que chega às concessionárias nacionais no dia 23 de março.
“Nossa perspectiva é de que este ano fiscal (nota da redação: a Nissan encerra seu ano fiscal em cada 31 de março) termine com 73 ou 74 mil unidades vendidas no Brasil. Para o próximo período, esperamos chegar aos 100 mil carros vendidos, e o Novo Versa participa disso”, afirma Jean-Phillipe Thery, gerente de produto da montadora no País.
Para isso, o Novo Versa chega com mais versões do que seu antecessor. Se o modelo atual tem apenas três opções (S, SV e SL), com opção única de motorização (1.6 de quatro cilindros) e preços variando entre R$ 43.290 e R$ 48.890, o sedã renovado terá cinco versões, sendo que duas delas serão equipadas com o cortejado bloco 1.0 de três cilindros, introduzido primeiramente no New March.
“É importante dar alternativas ao nosso cliente. O novo motor 1.0 entrega muito mais do que o anterior, tanto que, hoje em dia, os clientes ficam em dúvida entre o New March 1.0 e o 1.6”, conta Thery. Apesar disso, a Nissan tem uma projeção relativamente modesta para o Novo Versa tricilíndrico: 20% das vendas do sedã.
Além das novas opções de entrada, haverá a inédita versão de topo de linha Unique. “Quem propiciou a chegada da versão Unique foram nossos próprios clientes. Em pesquisas de mercado, verificamos que havia demanda que justificasse uma versão superior à SL”, explica Thery.
Andando com o Novo Versa
De modo geral, o motor HR10 não faz feio no Novo Versa. Partindo do repouso, o sedã equipado com o 1.0 de três cilindros chega a 100 km/h em 16 segundos, mas o torque encorpado em rotações mais baixas faz com que a sensação não seja de um carro “cansado” ao acelerar. Na retomada, porém, a história é um pouco diferente, faltando um pouco de fôlego. Por outro lado, o consumo é um ponto positivo: com etanol, são 10,4 km/l na estrada e 8,5 km/l na cidade (com gasolina, respectivamente, 15,2 e 12,6 km/l).
Já a versão Unique, que mantém o bloco 1.6 de quatro cilindros e 111 cv, eleva o patamar do Novo Versa. O acabamento é bom, incluindo o revestimento em couro dos bancos, e o sistema Nissan Connect, com navegador integrado às redes sociais, garante um tom de modernidade ao carro. Apesar disso, era de se esperar que uma versão de topo de linha disponibilizasse regulagem de profundidade do volante – é possível ajustar apenas a altura.
Na hora de acelerar, a experiência com a versão superior é agradável. A direção elétrica progressiva não deixa a desejar e a troca de marchas é eficiente. Vale também mencionar que, no dia da apresentação do modelo à imprensa e do test-drive, choveu barbaramente, mas o comportamento do Novo Versa em condições adversas não foi prejudicado.
Outra diferença sensível é o painel Fine Vision, mais elegante e moderno do que o atual. Ele está disponível apenas para as versões equipadas com motor 1.6 e, ao contrário do anterior, de iluminação laranja, o novo possui luz de fundo branca. Mas, atenção: se você ligar a lanterna ou o farol e ainda não for de noite, terá dificuldades para visualizar as informações.
O espaço interno segue sendo o grande diferencial do modelo e três pessoas cabem tranquilamente no banco traseiro – o espaço entre-eixos foi mantido em 2,60 metros, apesar de o comprimento total do carro ter aumentado em aproximadamente quatro centímetros. O mesmo se aplica ao porta-malas, com 460 litros, mas a Nissan gosta de destacar que, além da capacidade, o Novo Versa se diferencia pelo espaço de abertura da tampa (1,12m), que facilita a colocação e a retirada de bagagem.
Versões e preços
Novo Versa 1.0 (77 cv e 10 mkgf) – R$ 41.990
Ar-condicionado, direção elétrica progressiva, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, abertura interna do bocal do tanque de combustível, retrovisores externos com regulagem elétrica, vidros dianteiros elétricos, rodas de aço de 15 polegadas e travas elétricas.
Novo Versa 1.0 S (77 cv e 10 mkgf) – R$ 44.990
Itens da versão 1.0, mais: rádio com CD, entrada USB, entrada auxiliar, conexão Bluetooth com comandos no volante e rodas de liga-leve de 15 polegadas.
Novo Versa 1.6 SV (111 cv e 15,1 mkgf) – R$ 46.490
Itens da versão 1.0 S (exceto as rodas de liga-leve), mais: abertura interna do porta-malas, maçanetas internas cromadas, painel de instrumentos Five Vision, quatro porta-copos, iluminação do porta-malas, spots de leitura para motorista e passageiro dianteiro.
Novo Versa 1.6 SL (111 cv e 15,1 mkgf) – R$ 49.490
Itens da versão 1.6 SV, mais: revestimento de camurça nos bancos, banco traseiro rebatível, vidros elétricos traseiros, moldura cromada das janelas, revestimento das portas em tecido, cintos de segurança de três pontos para os três ocupantes do banco traseiro e rodas de liga-leve de 15 polegadas.
Novo Versa 1.6 Unique (111 cv e 15,1 mkgf) – R$ 54.990
Itens da versão 1.6 SL, mais: acabamento em black piano, maçanetas externas e molduras dos faróis de neblina cromadas, ar-condicionado digital, rodas de liga-leve diamantadas de 16 polegadas, volante, manopla, laterais das portas e bancos revestidos em couro, luzes indicadoras de direção nos retrovisores externos, rádio com tela de 5,8 polegadas, navegado GPS integrado, Nissan Connect e câmera de ré.
VEJA MAIS: Confira nossa galeria do Novo Versa!